PERFIL EMOCIONAL E SOCIOECONÔMICO DO CURSO DE ENFERMAGEM, DURANTE A PANDEMIA NA DISCIPLINA DE PATOLOGIA GERAL

Autores

  • Sthefani Damasceno de Oliveira Tostes Pereira
  • Vitória Moura Amaral
  • Fernanda Capelo Barroso

Resumo

Devido a pandemia do coronavírus, houve necessidade de isolamento social, suspensão das atividades presenciais e readaptação para atividades remotas. Essa mudança no plano de ensino pode gerar impactos ao perfil socioeconômico e emocional dos alunos, podendo ocasionar evasão escolar. O objetivo do estudo é analisar o perfil emocional dos alunos, sua situação socioeconômica em relação ao período de quarentena na pandemia da COVID-19. Foi utilizado questionário online com dezesseis questões subdivididas em três seções: socioeconômica; relacionada ao ensino-aprendizagem e emocional. Realizado no mês de novembro de 2020 com resposta de 40% da turma com idade média de 21 anos, variando entre 17 a 23 anos, sendo 85,7% feminino. Os dados indicam 50% residentes na cidade de Fortaleza, sendo mais de 90% residem com seus familiares e 64,3% convivem com 3 a 4 pessoas. Referente ao acesso à internet, quase 60% têm acesso apenas ao Wifi de casa, mais de 70% afirmam que o acesso é regular, a maioria tem conexão por meio de smartphones e notebooks. Em torno de 79% dos alunos não receberam auxílio da universidade durante a pandemia. 85,8% consideram o seu ambiente de estudo regular ou ruim, devido: quantidade de pessoas no ambiente, local inadequado e necessidade de conciliar atividades com isso, em relação a sua organização do semestre, 71,4% consideram regular. 58% dos alunos referiram os sentimentos: Tristeza/Desânimo; Medo/Insegurança; Estresse/Ansiedade; Raiva. Portanto, 78,5% se consideram com pouca ou sem disposição para continuar as atividades remotas, devido a baixa motivação, apenas 7,1% dos alunos continuam motivados a participar das aulas online. Concluímos que a pandemia apresentou influências negativas no processo de ensino-aprendizagem devido dificuldades no ambiente de atividades, acesso à internet e no estado emocional dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência