PERFIL EMOCIONAL E SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DE FARMÁCIA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DURANTE O ENSINO REMOTO DE PATOLOGIA GERAL

Autores

  • Vitoria Moura Amaral
  • Sthefani Damasceno de Oliveira Tostes Pereira
  • Fernanda Capelo Barroso

Resumo

Mudanças emergenciais adotadas em tempos de crise têm potencial de gerar impactos socioeconômicos e emocionais que afetam a qualidade de vida (SA;WERLANG;PARANHOS, 2008). Para universitários, o rendimento acadêmico também é atingido. Diante disso, objetivou-se avaliar o perfil emocional e socioeconômico dos estudantes de patologia durante o ensino remoto. Trata-se de um estudo descritivo, observacional, quantitativo; cuja população foram todos os alunos dos cursos de Farmácia e Ciências Biológicas matriculados na disciplina de Patologia Geral no semestre 2020.1. Compuseram a amostra aqueles que aceitaram participar da pesquisa, totalizando 18 pessoas. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado composto de 16 quesitos objetivos, aplicado via internet pela plataforma "Formulários do Google". Na análise dos resultados teve-se que 88,8% dos participantes tem entre 19 e 22 anos, 83,3% são do sexo feminino, todos residem em residência familiar, sendo 72,2% na cidade de Fortaleza. Quanto ao acesso à internet, 94,4% possui rede wi-fi em casa, sendo que 70% destes contam também com internet móvel, 66,6% classificou a qualidade do acesso como regular; 94,4% afirmaram fazer uso de computador/notebook para acessar à internet, dos quais 88,2% utilizam também celular. Receberam auxílio emergencial e/ou digital da UFC 33% dos participantes. Com relação ao ambiente de estudo, 61,1% o classificou como regular, citando como principais motivos “conciliar com outras atividades” (77,7%) e “quantidade de pessoas no ambiente” (50%). Na seção emocional do questionário 88,8% dos estudantes referiu ter sentido tristeza/desânimo e igual percentagem referiu estresse/ansiedade; 72,2% citou medo/insegurança, 66,6% mencionou raiva e 61,1% considerou-se “pouco motivado” para atividades remotas. Concluímos que a pandemia influenciou negativamente no processo ensino-aprendizagem, sendo o ambiente de estudo, a motivação e o estado emocional os principais pontos de destaque.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência