PERGUNTAS E RESPOSTAS DIRECIONADAS COMO RECURSO DIDÁTICO DE MONITORIA PARA A FARMACOLOGIA – ODONTOLOGIA/UFC.

Autores

  • Karla Mesquita Lima
  • Vilma de Lima

Resumo

INTRODUÇÃO: A realização de atividades de monitoria pode requerer a introdução de novas abordagens didáticas para tornar mais dinâmico o processo de aprendizagem por parte de alunos de graduação, especialmente em momentos delicados como esse da pandemia Covid-19. Logo, nosso objetivo foi verificar a relevância do uso de perguntas/respostas direcionadas a cada um aluno da turma como estratégia didática da monitoria de farmacologia. METODOLOGIA: Neste contexto, adotamos um esquema de perguntas direcionadas a cada um dos discentes como dinâmica de grupo pela monitoria em Farmacologia. Com isso, obtivemos a participação de todos, com o benefício de se promover uma revisão do conteúdo estudado. Para averiguarmos a eficácia da estratégia, foi enviado um questionário via Google Forms para os alunos da turma de farmacologia 2020.1, curso Odontologia/UFC-Fortaleza, inferindo-se sobre suas percepções da dinâmica, considerando a importância para o aprendizado, a adesão da turma, a revisão de conteúdo, bem como o papel da monitora na condução das atividades. RESULTADOS: dos 38 alunos matriculados, 20 retornaram os questionários. Destes, referiram como excelente (50%) ou boa (45%) a estratégia didática, visto que favoreceu a compreensão do conteúdo. Quando solicitados a caracterizarem a atividade, 90% consideram-na útil para a revisão de conteúdo proposto; 40% enfatizaram a mobilização da turma como importante; indicaram ainda ser um formato adequado para atividades presenciais (60%) ou à distância (50%). Quanto à habilidade da monitora, os alunos relataram que sua condução se deu de maneira excelente (65%) ou boa (45%). CONCLUSÃO: a dinâmica perguntas/respostas/alunos foi considerada adequada tanto para momentos presenciais como os remotos, e a monitora teve um papel importante no processo ensino-aprendizagem. APOIO: PID-UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência