PERSPECTIVAS DA MONITORIA DE FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.

Autores

  • Jessica Costa Silva
  • Ivina Rocha Brito
  • Ana de Fatima Fontenele Urano Carvalho
  • Thalles Barbosa Grangeiro

Resumo

A pandemia de Covid-19, no ano de 2020, exigiu um processo de adaptação do ensino presencial para o formato de ensino remoto. Para tal, foi essencial uma remodelagem das disciplinas acadêmicas, de forma geral, da Universidade Federal do Ceará, com a finalidade de promover a inclusão de todos os alunos e minimizar ao máximo os impactos negativos sobre o aprendizado. No que se refere à disciplina de Fisiologia Animal Comparada, a adaptação para o ensino remoto impossibilitou a execução das aulas práticas, as quais eram oferecidas para complementar o conteúdo programático obrigatório, e que são, sem dúvidas, muito colaborativas dentro da disciplina. Além disso, embora a comunicação entre professor e estudantes tenha sido prejudicada pela falta de encontros presenciais, esta se revelou ainda mais importante na adaptação a modalidade de ensino remoto emergencial. Dessa forma, o projeto de monitoria desempenhou um papel de grande relevância na tentativa de suprir esse déficit e auxiliar no bom desempenho acadêmico dos alunos, bem como facilitar a comunicação entre alunos e professor. Nesse sentido, os monitores contribuíram com a produção de materiais complementares, como Hiper-Textos, Resumos e Curiosidades. Além da aplicação de Estudos Dirigidos e Relatórios que foram bastante relevantes para o aprofundamento do conteúdo com os estudantes. Também auxiliaram no suporte tecnológico dentro das plataformas digitais de ensino, fazendo diagnósticos dos problemas de envio de atividades, confirmações de entregas das tarefas e lembretes das datas de entregas. Diante da experiência adquirida, percebeu-se que o envolvimento dos monitores e o programa de monitoramento são necessários e fundamentais para o bom desenvolvimento da disciplina no ensino presencial, mas foram especialmente relevantes no ensino remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência