PERSPECTIVAS SOBRE O NEGRO NA HISTÓRIA DO TEATRO OCIDENTAL

Autores

  • Lucas Vinicius da Silva Limeira
  • Gilson Brandao Costa

Resumo

A seguinte pesquisa se trata de uma revisão de literatura das principais referências bibliográficas do currículo do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará, especificamente das quatro disciplinas de História do Teatro e a disciplina de História do Teatro Brasileiro. Nesse sentido, foram revisadas algumas produções estudadas das disciplinas, através da leitura das produções dos autores discutidos. O objetivo geral do trabalho é discutir a importância da cultura africana para a história da produção teatral internacional, e, principalmente, a produção brasileira e cearense. Soma-se a isso também alguns objetivos específicos como realizar uma revisão de literatura dos autores estudados nessas disciplinas e suas perspectivas teóricas e influências, assim como também discutir criticamente a participação de pessoas negras e africanas nos principais momentos da disciplina História do teatro, ministradas pelo professor Gilson Brandão Costa, racializando posicionamentos e proposições. Por fim, também como objetivo deste trabalho foi contribuir para que essa discussão seja fortalecida também em sala de aula, proporcionando assim uma difusão das ideias negras no fazer teatral. A metodologia do trabalho divide-se em dois momentos: a) Pesquisa bibliográfica tomando como ponto de partida as referências apresentadas na História do Teatro; b) Observações e discussões na disciplina, com os alunos do curso de Teatro, sobre outras literaturas que não estão presentes na ementa da mesma; Nesse sentido, como resultado inicial desse processo foram acrescentados momentos de discussão dos autores que falam sobre teatro negro na disciplina de História do Teatro, onde havia uma grande gama de perspectivas de fazer teatral que priorizavam autores europeus e uma vasta produção de teatro negro e africano que era invisibilizada.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência