PERSPECTIVAS SOBRE O NEGRO NA HISTÓRIA DO TEATRO OCIDENTAL
Resumo
A seguinte pesquisa se trata de uma revisão de literatura das principais referências bibliográficas do currículo do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará, especificamente das quatro disciplinas de História do Teatro e a disciplina de História do Teatro Brasileiro. Nesse sentido, foram revisadas algumas produções estudadas das disciplinas, através da leitura das produções dos autores discutidos. O objetivo geral do trabalho é discutir a importância da cultura africana para a história da produção teatral internacional, e, principalmente, a produção brasileira e cearense. Soma-se a isso também alguns objetivos específicos como realizar uma revisão de literatura dos autores estudados nessas disciplinas e suas perspectivas teóricas e influências, assim como também discutir criticamente a participação de pessoas negras e africanas nos principais momentos da disciplina História do teatro, ministradas pelo professor Gilson Brandão Costa, racializando posicionamentos e proposições. Por fim, também como objetivo deste trabalho foi contribuir para que essa discussão seja fortalecida também em sala de aula, proporcionando assim uma difusão das ideias negras no fazer teatral. A metodologia do trabalho divide-se em dois momentos: a) Pesquisa bibliográfica tomando como ponto de partida as referências apresentadas na História do Teatro; b) Observações e discussões na disciplina, com os alunos do curso de Teatro, sobre outras literaturas que não estão presentes na ementa da mesma; Nesse sentido, como resultado inicial desse processo foram acrescentados momentos de discussão dos autores que falam sobre teatro negro na disciplina de História do Teatro, onde havia uma grande gama de perspectivas de fazer teatral que priorizavam autores europeus e uma vasta produção de teatro negro e africano que era invisibilizada.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.