PIBID GEOGRAFIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL:A READAPTAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO E DO PROGRAMA EM MEIO A PANDEMIA.

Autores

  • Elizabete de Carvalho Barreto
  • Kíldere Andrade Maia
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

O ano de 2020 foi severamente marcado na história mundial pela pandemia ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2, um vírus de transmissão rápida, fácil, capaz de sobreviver por dias sem um hospedeiro, que se adapta a vários tipos climáticos e que pode acarretar sérios problemas respiratórios e até mesmo a morte. Com vírus de tamanha periculosidade à vida do ser humano circulando em escala global, foram necessárias medidas extremas na tentativa de conter um maior contágio da doença ocasionada por este vírus, foi então que o mundo todo entrou em um período de isolamento social. Com esse isolamento foi necessário toda uma readaptação a serviços, meios de compra, de pagamentos e de estudos. Infelizmente o Ceará não ficou de fora dessa realidade mundial e nem a Universidade Federal do Ceará (UFC). Com o decreto Estadual que suspendeu as aulas presenciais, a universidade, os professores e alunos precisaram dar soluções que se adaptassem à nova realidade e foi nesse momento que o ensino a distância passou a ser utilizado, de modo que o ensino e a produção acadêmica pudessem seguir. O objetivo neste estudo é explicitar como o Pibid vem se reinventando em meio ao contexto da Pandemia. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Geografia também precisou se ajustar, fazendo uso das TICs( Tecnologias da Informação e Comunicação)desde o seu processo seletivo que foi totalmente online, com formulários google, entrevistas pelo google meet, troca de informação por email whatssapp etc, até as discussões nos grupos de estudo e difusão das ações nas redes sociais, como também reuniões administrativas e de planejamentos, onde bolsistas, orientadores e professores precisaram continuar as ações integrantes do subprojeto Geografia-Educação Física, de maneira que o conteúdo pudesse chegar aos alunos e as escolas da forma mais acessível e criativa possível e também que o programa siga auxiliando e incentivando na formação de docentes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência