PLATAFORMAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO VIÁVEL PARA O ENSINO NA DISCIPLINA AC0493 FITOPATOLOGIA I NA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Maria VitÓria Mendes Cordeiro
  • Cristiano Souza Lima

Resumo

O uso de plataformas digitais veio como uma alternativa para a continuação do semestre letivo 2020.1 na UFC, durante a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). De forma a garantir o acesso dos estudantes ao conteúdo das aulas, foram utilizadas várias plataformas na disciplina de Fitopatologia I. O objetivo deste trabalho foi avaliar o rendimento dos discentes no ensino a distância na disciplina de Fitopatologia I. Foram utilizadas no semestre 2020.1 um total de seis plataformas digitais: YouTube, SIGAA, Google Classroom, Google Meet, WhatsApp e Gmail. Cada uma foi empregada para um uso em especial, que foi desde a disponibilização de links, vídeo aulas, material didático, fóruns semanais para esclarecimento de dúvidas e contabilização das presenças a partir dos comentários, disponibilização de resumos e estudos dirigidos, discussão da matéria por vídeo e tira dúvidas. Foram empregadas três variáveis para comparar o rendimento dos alunos: 1. Notas; 2. Se passou direto ou por avaliação final; e 3. Índice de aprovação e reprovação. Comparando as médias dos alunos do semestre 2019.2 (presencial) e 2020.1 (a distância), observamos que a média da turma foi de 5,9 para 8,3, respectivamente. O percentual de alunos que foram aprovados pela avaliação final caiu de 73,3% para 12,2%, aumentando o índice de aprovação por média de 17,9% para 85,4% e o índice de reprovação foi de 8,9% para 2,4%. O ensino a distância apresenta vantagens e desvantagens, dentre as vantagens podemos citar a flexibilidade de horários e a redução de custos com transporte e alimentação, como desvantagem apresenta falta de prática presencial, problemas de acesso à internet e falta de local tranquilo para estudo. Considerando as vantagens e desvantagens em relação ao presencial, o ensino a distância na disciplina Fitopatologia I se mostrou viável como estratégia de enfrentamento a Covid-19, com melhor rendimento e boa adaptação dos discentes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência