PODCAST COMO FERRAMENTA METODÓLOGICA DE ENSINO/APRENDIZAGEM APLICADA À DISCIPLINA DE ANATOMIA BUCOFACIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Leticia Barbosa Goncalves
  • Igor Santos da Rocha
  • Delane Viana Gondim

Resumo

Com a pandemia da COVID-19, buscou-se novas ferramentas para implementar no processo de ensino/aprendizagem em Anatomia Bucofacial em um contexto de aulas online e distanciamento social. Dessa forma, o podcast surgiu como uma prática pedagógica inovadora na Disciplina de Anatomia Bucofacial, afim de instigar a autonomia, motivar a prática da leitura de artigos científicos e aprimorar a habilidade em comunicação, promovendo uma troca de conhecimento entre a turma. O objetivo do presente trabalho é avaliar o processo de criação do podcast como ferramenta educacional em tempos de pandemia da COVID-19. Os estudantes escolheram temáticas livremente, de acordo com o próprio interesse e curiosidade, que correlacionasse o ensino teórico da anatomia de cabeça e pescoço com a prática clínica odontológica. Dentre os temas, os alunos abordaram procedimentos estéticos e suas complicações, síndromes diversas, traumatismos cranianos e neoplasias que acometem a região de cabeça e pescoço. Após a pesquisa de artigos e o estudo do tema, um roteiro foi elaborado, os estudantes gravaram o áudio, o editaram e o publicaram no mural do Google Classroom, onde toda a turma teve acesso, assim como a professora e os monitores. Como resultados, pudemos observar, através de um questionário pelo Google Forms, que além de flexibilizar a aprendizagem e os espaços de ensinar e aprender, os estudantes consideraram essa ferramenta como ótimo meio de motivação no estudo ativo de assuntos relacionados à disciplina por meio da pesquisa de artigos na literatura. E que, mesmo em tempos de isolamento social, não houve prejuízos na fixação do conteúdo, e, sim, um estímulo no aprendizado. Além disso, 96% da turma considerou que o podcast contribuiu no desenvolvimento da sua autonomia e de competências relacionadas à comunicação. Assim, é possível concluir que a aplicação dessa metodologia foi eficaz na construção do conhecimento em Anatomia Bucofacial de forma ativa, mesmo em tempos de pandemia da COVID-19.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência