POÉTICA DAS DANÇA POPULARES E CRIAÇÃO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NOS CURSOS DE DANÇA DA UFC

Autores

  • Nayana de Castro Cunha
  • Leonel Borges Brum

Resumo

Os cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará têm como componente curricular os estudos sobre as manifestações tradicionais em dança do nosso país, e esta se caracteriza como uma matéria teórica e prática. No ano de 2020, essa disciplina teve que ser dividida em duas etapas, um primeiro momento presencial e um segundo momento de modo remoto devido ao contexto de pandemia e a quarentena que nos surpreendeu ao longo dos meses. Devido ao novo formato digital, as atividades e conteúdos tiveram que ser adaptadas à realidade que se apresentou. Assim, outras formas de apresentar os conteúdos e tarefas a serem cumpridas foram surgindo. Dentre elas, a bolsista tratou de colaborar com o Projeto POGO DANÇA - Aglomerações Virtuais que, vinculado à disciplina, contou com a criação de uma videodança com a participação de vários alunos do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC. O projeto, criado pelo Midiadança - laboratório de dança e multimídia dos Cursos de Dança, consistiu na criação de diversas ações virtuais que resultaram em uma videodança exibida online. Este trabalho que apresento nos Encontros Universitários tem como objetivo relatar a experiência de como a disciplina de Poética Populares foi desenvolvida de forma presencial e remota dentro do Plano Poético Pedagógico dos Cursos de Dança da UFC e também versar sobre a ação colaborativa do projeto POGO e as colaborações da bolsista de iniciação à docência ao longo desse período. Tanto as ações da disciplina quanto o projeto criativo foram desenvolvidos com dedicação e de forma adaptada às possibilidades de criação e aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência