POÉTICA DAS DANÇA POPULARES E CRIAÇÃO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NOS CURSOS DE DANÇA DA UFC
Resumo
Os cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará têm como componente curricular os estudos sobre as manifestações tradicionais em dança do nosso país, e esta se caracteriza como uma matéria teórica e prática. No ano de 2020, essa disciplina teve que ser dividida em duas etapas, um primeiro momento presencial e um segundo momento de modo remoto devido ao contexto de pandemia e a quarentena que nos surpreendeu ao longo dos meses. Devido ao novo formato digital, as atividades e conteúdos tiveram que ser adaptadas à realidade que se apresentou. Assim, outras formas de apresentar os conteúdos e tarefas a serem cumpridas foram surgindo. Dentre elas, a bolsista tratou de colaborar com o Projeto POGO DANÇA - Aglomerações Virtuais que, vinculado à disciplina, contou com a criação de uma videodança com a participação de vários alunos do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC. O projeto, criado pelo Midiadança - laboratório de dança e multimídia dos Cursos de Dança, consistiu na criação de diversas ações virtuais que resultaram em uma videodança exibida online. Este trabalho que apresento nos Encontros Universitários tem como objetivo relatar a experiência de como a disciplina de Poética Populares foi desenvolvida de forma presencial e remota dentro do Plano Poético Pedagógico dos Cursos de Dança da UFC e também versar sobre a ação colaborativa do projeto POGO e as colaborações da bolsista de iniciação à docência ao longo desse período. Tanto as ações da disciplina quanto o projeto criativo foram desenvolvidos com dedicação e de forma adaptada às possibilidades de criação e aprendizagem.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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