PORTFÓLIO REFLEXIVO DE ATIVIDADE PRÁTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES TÉCNICAS E HUMANÍSTICAS DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICO-PRÁTICO-CONCEITUAL

Autores

  • Nelson Matteson Ferreira de Almeida
  • Janathannyele Gomes Mota
  • Luana Araújo Silva
  • Francisco das Chagas Medeiros

Resumo

O portfólio acadêmico é instrumento de registro de informação da atuação do estudante no decurso das práticas pedagógicas e de avaliação formativa do acadêmico e dos conteúdos e metodologias do ensino, tornando possível o aprimoramento constante e compartilhado destes. Tendo como mote o ensino médico, o objetivo deste trabalho é apresentar o método de produção e avaliação de Portfólios de Atividade Prática (PAP) do estudante de medicina como ferramenta de aprendizado e aprimoramento das habilidades técnicas e humanísticas básicas de importância para o exercício médico. Este trabalho classifica-se como pesquisa exploratória e descritiva, que através de abordagem direta dos PAPs empreende estudo comparativo do processo de ensino-aprendizado por meio de práticas ambulatoriais didáticas, registradas nos portfólios - o aluno elabora comentários reflexivos acerca dos atendimentos, abrangendo a história clínica e exame físico, impressões diagnósticas, discussão sobre aspectos técnicos e humanísticos da consulta. Avaliou-se 89 PAPs produzidos por 40 alunos de Ginecologia do curso de Medicina da UFC-Fortaleza no ano de 2019, referente a 32 práticas ambulatoriais e 256 consultas médicas. Para avaliação do PAP, foi elaborado Instrumento Avaliativo do Portfólio contendo critérios quantitativos e qualitativos para gerar informações, reflexões, resultados objetivos e subjetivos e construção de Curva Individual de Aprendizado - permitindo autoavaliação dos agentes do processo educativo e atualização construtiva dos mecanismos de ensino utilizados. O instrumento baseou-se em referências reconhecidas que descrevem estudos e experiências aplicadas deste método. Concluímos, desta forma, que o PAP é de relevância singular no aperfeiçoamento da formação de acadêmicos de medicina, devendo ser admitidos nos diversos níveis educativos do curso em estudo. O material documentado e respectivas análises serão organizados em relatório de pesquisa componente de estudo que se pretende aprofundar.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência