PORTFÓLIOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E MÉTODO AVALIATIVO DURANTE O EAD/PANDEMIA COVID19.

Autores

  • Yves Ramos Costa Bevilaqua
  • Marcelo José Monteiro Ferreira
  • Saulo da Silva Diógenes
  • Gabriela Silva Holanda
  • Helena Dias Pereira
  • Maxmiria Holanda Batista

Resumo

A pandemia do COVID-19, com sua alta transmissibilidade (OMS, 2020), influenciou diversas medidas governamentais como o Decreto n° 33510 de 16 de março de 2020 do Governo do Ceará, que suspendeu as aulas presenciais nas instituições de ensino superior no intuito de manter o distanciamento social. Seguindo essa orientação, a UFC adotou, com o Plano Pedagógico de Emergência, o Ensino a Distância (EaD) e junto a essa modalidade vieram os desafios para manter a qualidade do ensino e o bem-estar dos discentes. Nesse contexto, a disciplina de Saúde, Trabalho e Ambiente (DP3), responsável por introduzir a discussão sobre as inter-relações produção-trabalho-ambiente e seu efeito sobre o processo saúde-doença, utilizou novas ferramentas pedagógicas, como a avaliação por portfólio, correspondendo a 50% da nota dos alunos, composto por dez atividades distribuídas de acordo com as aulas ministradas com prazo de uma semana para a entrega, devendo ser realizada em conjunto com os grupos definidos no início da disciplina. O objetivo desse estudo é discutir o portfólio como método avaliativo e instrumento facilitador da aprendizagem na modalidade de EaD. Para isso, foi considerado a assiduidade dos alunos na entrega das atividades e uma análise realizada por 65 dos discentes sobre esse método avaliativo ao final do semestre letivo. Apesar das dificuldades impostas pelo EaD, 100% dos alunos realizaram todas as atividades propostas. Em relação às percepções individuais, 2 alunos relataram sobrecarga com as atividades semanais, enquanto os outros 63 elogiaram o método por seu caráter processual, evitando a tensão de uma semana de prova, e a possibilidade de troca entre os alunos dentro dos grupos. Dessa forma, apesar dos desafios com a pandemia do COVID-19 e a modalidade de EaD, a disciplina de DP3 encontrou, no uso de portfólios como método avaliativo, uma forma de evitar evasão dos discentes e de contornar qualquer possível efeito deletério que o ensino a distância poderia causar.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência