POSSIBILIDADES E DESAFIOS: A INCLUSÃO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA CELULAR

Autores

  • Antonia Catarine Gomes Vieira
  • Guilherme Martins Rodrigues
  • Rafael Guimarães Gomes Silva
  • Itayguara Ribeiro da Costa

Resumo

Entender as tecnologias como uma prática pedagógica é fazer uso dela não apenas como acessório, mas também como caminho de desafios e possibilidades na construção do aprendizado. A rede social Instagram permite o compartilhamento de imagens e vídeos, e facilita o desenvolvimento de competências e novas formas de conhecimento. O Laboratório de Biologia Celular possui um perfil ativo com conteúdo periódico e dessa forma, o objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos alunos sobre a inclusão do Instagram como ferramenta de aprendizagem em Biologia Celular. Neste sentido, foi proposto um questionário com nove questões, aplicado via formulário eletrônico aos alunos que cursaram a disciplina de Biologia Celular na Universidade Federal do Ceará, na qual responderam 33 alunos. O questionário objetivou coletar informações quanto ao uso do aplicativo, a frequência de acesso, pontos importantes da ferramenta, sua utilização como um recurso facilitador no aprendizado, se seguem o perfil do laboratório ou algum outro com conteúdo de Biologia Celular e a implementação de um modelo permanente de ensino complementar. Ao analisar a enquete, foi constatado que 97% dos alunos possuem contas no aplicativo e que 87.9% o acessam diariamente. 72.7% consideram o Instagram um recurso facilitador no aprendizado e 78.8% alegam seguir o perfil do laboratório ou algum outro perfil no Instagram com conteúdo para estudo em Biologia Celular. Foi averiguado também que 97% dos alunos acreditam que postagens sobre os conteúdos estudados em Biologia Celular facilitam sua compreensão e aprendizado e que mais de 80% consideram importante a implementação do Instagram como um modelo permanente de ensino complementar. Diante desse quadro, o uso da ferramenta Instagram mostrou-se positiva e deve ser utilizada como uma ferramenta tecnológica para ação pedagógica, potencializando a interatividade e fortalecendo a concepção dos alunos diante da necessidade de melhoria no ensino e aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência