PRÁTICA DE RESPIRAÇÃO BASAL DO SOLO COMO MODELO DIDÁTICO DE PESQUISA NA DISCIPLINA BIOLOGIA DO SOLO

Autores

  • Danilo Ferreira da Silva
  • Jarlane Viana Moreira
  • José Israel Pinheiro
  • Arthur Prudêncio de Araujo Pereira
  • Paulo Furtado Mendes Filho

Resumo

A Respiração Basal do Solo (RBS) consiste na atividade metabólica realizada pela microbiota, mensurada pelo CO2 liberado a partir do solo. É possível, por exemplo, mensurar a intensidade da atividade microbiana na decomposição da matéria orgânica do solo, além do efeito de manejos diferenciados que possam alterar essa atividade. O objetivo do trabalho foi demonstrar a importância da realização dessa análise como um dos modelos didáticos da disciplina AK013-Biologia do Solo. Para tanto, foram utilizados os seguintes substratos para a aplicação do protocolo de determinação da RBS: um solo natural de mata e um solo natural de área agrícola. Os tratamentos aplicados em ambos os substratos foram os seguintes: glicose (2,5%) e NaClO (0,02%). As combinações foram divididas entre as turmas A, B, C e D, de modo que cada turma fosse responsável pela montagem de um bloco. Ao final, obteve-se 4 blocos representando pela aplicação dos tratamentos nos dois diferentes substratos, turma A e C: aplicação dos tratamentos no substrato de solo natural de mata, Turma B e D: aplicação dos tratamentos com solo proveniente de área agrícola. O procedimento analítico foi realizado nas dependências do Laboratório de Microbiologia do Solo através da titulação com ácido clorídrico 0,5 N, com leituras diárias durante 7 dias. As leituras foram realizadas no início do semestre 2020.1 pelos discentes sob orientação dos monitores. Os resultados obtidos foram discutidos com os estudantes de forma remota, tornando possível a percepção das alterações metabólicas microbianas em decorrência dos tratamentos impostos, o que certamente valorizou o conteúdo teórico que, unido à prática, trouxe bons resultados para a aprendizagem e interação com a disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência