PRÁTICA SOBRE A PEGADA ECOLÓGICA: AVALIANDO O CONSUMO DE RECURSOS EM PERÍODO DE PANDEMIA.

Autores

  • Luisa Marcellah de Jesus Santos Silva
  • Laura Bernardino de Mesquita
  • Natalie Marcelino Carlos
  • Jorge Ivan Sanchez Botero

Resumo

A Pegada Ecológica (PE) é uma metodologia que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais, considerando a capacidade de suporte do planeta. Assim, o objetivo desta prática foi avaliar a PE em alunos da disciplina de Educação Ambiental, oferecida pelo Departamento de Biologia da UFC, através de 15 questões sobre o consumo de recursos relacionados à alimentação, transporte, energia, água, e manejo de resíduos sólidos. Cada resposta possui uma pontuação que varia de 1 a 8, com somatório total de 22 a 88, indicando este último o valor máximo maior consumo de recursos. O questionário foi aplicado nos anos de 2019 e em 2020, durante a pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2. Após as análises dos dados, foram observadas em ambos os anos respostas de 16 alunos próximas dos valores mais aceitáveis à capacidade de suporte do planeta (24 a 44), indicando que é possível atingir um nível de consumo mais sustentável. A maioria das respostas se concentrou nas categorias intermediárias de impactos com médias em 2019 de 49,78 ± 6,5 (n=31) e em 2020 de 48,94 ± 5,77 (n=37). No ano de 2020 foram observados menores valores nas pontuações no uso de transportes, água e energia, enquanto o consumo de itens domésticos manteve resultados similares em ambos os anos. As mudanças observadas possivelmente foram influenciadas pelo período de lockdown ou quarentena, em que os alunos ficaram mais tempo em casa e viagens de ônibus e avião foram suspensas no primeiro semestre de 2020. Estes resultados mostram que nos dois anos, inclusive durante a pandemia, a PE da maioria dos alunos de ciências biológicas apresenta em um padrão insustentável para o planeta, o que reforça a necessidade de discussões sobre o consumo de recursos na disciplina de educação ambiental, sensibilizando ambientalmente futuros educadores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência