PRÁTICAS E VIVÊNCIAS EM AQUICULTURA – ANO 2020: AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO MEDIDA DE MITIGAÇÃO DOS EFEITOS NEGATIVOS DO ENSINO REMOTO.

Autores

  • Rafael da Silva Barros
  • Atila Dantas Maciel
  • Elenise Gonçalves de Oliveira
  • Elenise Goncalves de Oliveira

Resumo

A formação de profissionais tem sido decisiva para a aquicultura se tornar o segmento que mais cresce no ramo da produção de alimentos, e para atingir uma marcar que superou 82 milhões de toneladas de pescado cultivado em 2018. Conhecimentos teóricos, práticas laboratoriais e vivências de campo são fundamentais para consolidar a formação desses profissionais. Com base nisso, o projeto Práticas e vivências em aquicultura - Ano 2020 teve por objetivo implementar as metodologias ativas com vistas a melhoria do ensino das disciplinas Piscicultura Continental; Piscicultura e Ranicultura, oportunizando aos alunos matriculados e monitor, uma maior interação entre conteúdo teórico e prático e maior compreensão da produção de organismos aquáticos continentais, incluindo desde as espécies, os ambientes de cultivo, as técnicas de exploração, o planejamento e a avaliação da produção. As atividades práticas e vivências em 2020 foram prejudicadas, em decorrência da Pandemia do COVID-19 que levou o governo do Ceará a decretar distanciamento social e lockdown e a UFC suspender as atividades presenciais, passando então a vigorar o ensino remoto. As metodologias ativas ajudaram a mitigar o efeito negativo da suspensão das atividades presenciais. Assim um conjunto de 15 atividades foram realizadas, incluindo: estudos e relatos de caso; análise de dados de produção de pescado emitidos pela FAO e por instituições nacionais; elaboração de resenha e análises de técnicas de cultivo; levantamento de dados do setor produtivo, usando as mídias digitais. A modalidade remota trouxe muitos desafios, mas também conhecimentos. Para 2020.2 está previsto a continuação da modalidade remota, com ampliação do uso de plataformas digitais e a realização de oficinas que venham a ampliar a interação e vivências dos alunos matriculados e monitor. A experiência obtida em 2020.1 contribuirá para melhorar as técnicas de ensino aprendizagem do modelo remoto, adotado em caráter emergencial.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência