PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: A VISÃO DA INTEGRALIDADE DO CUIDADO

Autores

  • Rener da Silva Pereira
  • Francisca Elaine de Souza França
  • Marianne Santos Florêncio
  • Natasha Bruna Soares Barros
  • Angela Maria Alves e Souza

Resumo

INTRODUÇÃO: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) através do documento “Estratégia da OMS sobre medicina Tradicional”, surgiram dos conhecimentos tradicionais das diversas culturas e têm a finalidade de complementar a medicina alopática na prevenção e tratamento de doenças. No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares incorpora as PICS no Sistema Único de Saúde (SUS), que oferta à população 29 modalidades de PICS, e direciona a atuação dos profissionais que utilizam essas terapias. OBJETIVOS: Relatar experiência como monitor na disciplina de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e a importância do desenvolvimento de uma visão aprofundada da atenção integral aos indivíduos, por parte dos profissionais de saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência como monitor na disciplina optativa de Práticas Integrativas em Saúde, ofertada pelo departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará no semestre 2020.1. Os encontros foram realizados por meio de webconferências, às terças-feiras, das 14 às 16 horas. Os 30 alunos dividiram-se em grupos e responsabilizaram-se por apresentar um seminário sobre uma terapia, enquanto os demais contribuíam com questionamentos e vivências. RESULTADOS: Ao fim de cada aula os alunos eram incentivados a dar seus feedbacks, a partir dos quais verificou-se que vários alunos já haviam tido contato com uma ou mais práticas e obtendo resultados satisfatórios, ainda assim, persistiam dúvidas sobre a temática e algumas foram solucionadas ao longo do semestre. CONCLUSÃO: A disciplina de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é relevante na formação dos profissionais de saúde, despertando uma visão holística do indivíduo e incentivando os acadêmicos a buscar conhecimentos para atuar no âmbito da assistência à saúde fornecendo cuidado integral às pessoas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência