PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE NO CONTEXTO DO ENSINO À DISTÂNCIA: A PROPOSTA DE EXPERIÊNCIAS PARA PROMOÇÃO DE AUTOCUIDADO E RELAXAMENTO.

Autores

  • Nicolas Araujo Gomes
  • Victória Eduarda Mororó Barroso
  • Kelen Gomes Ribeiro
  • Carmem Emmanuely LeitÃo AraÚjo

Resumo

INTRODUÇÃO: Práticas Integrativas em Saúde (PIC's) podem ser recursos valiosos para a promoção do cuidado humano, especialmente do autocuidado, por instituírem uma nova compreensão do processo saúde-doença, em uma concepção mais holística, com impactos positivos na vida cotidiana dos usuários (LIMA, et al., 2018). OBJETIVO: Relatar uma estratégia de ensino-aprendizagem para a abordagem de PIC’s no contexto do ensino à distância da disciplina de Assistência Básica à Saúde 3 da Faculdade de Medicina e Fisioterapia (FAMED/UFC). METODOLOGIA: A disciplina em questão tem como um de seus pilares temáticos as PIC's. A cada semestre são promovidas vivências práticas visando a imersão no conteúdo e a familiarização com outros métodos de cuidado em saúde. Em 2020, no contexto da pandemia por COVID-19 e do ensino remoto, visando proporcionar uma experiência de práxis no tema, os discentes em estágio docente compilaram 17 vídeos na plataforma Youtube que instruíam para a realização individual e domiciliar de PICs - yoga, meditação, preparo de chás, escalda pés, automassagem, biodança. Foi proposto aos alunos que, após a vivência guiada nas PICs de sua escolha, escrevessem sobre suas percepções de maneira livre. RESULTADOS: 28 estudantes manifestaram suas impressões. Dentre as práticas propostas, a yoga, a meditação e a automassagem foram as mais escolhidas. Os relatos trouxeram unidades de significado como: “alívio do corpo e da mente”, “autocuidado”, “relaxamento”, “redução de ansiedade”, “conhecimento de si e do próprio corpo”. Além disso, a maioria dos alunos relatou motivação a incorporar tais práticas em seu cotidiano. CONCLUSÃO: O ensino remoto se apresentou como um desafio a disciplinas que tinham, em experiências práticas, parte de seu projeto pedagógico. Apesar disso, a vivência proposta parece ter se apresentado como um método positivo de aproximação e sensibilização dos discentes para a temática, além de uma experiência de autoconhecimento, autocuidado e relaxamento.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência