PRÁTICAS LABORATORIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
As aulas práticas têm papel fundamental na fixação do conteúdo, além de ser uma forma lúdica de aprendizagem, porém, devido ao atual cenário de pandemia mundial, que inviabilizou as aulas presenciais, a abordagem prática do conteúdo não pode ser realizada da forma convencional. Com o intuito de amenizar os danos à disciplina causados pela pandemia, a professora responsável juntamente com a monitora, realizaram a aula prática de forma remota obedecendo todas as medidas de segurança sanitária que a situação exige. Na aula, cujo o tema abordado foi gametogênese, os alunos assistiram como é realizado o processo de coleta e análise de sêmen. Inicialmente com os animais já contidos foi demonstrado como analisar as medidas morfométricas dos reprodutores, em seguida foi realizada a coleta de sêmen com o auxílio de vagina artificial e tubo FALCON, o ejaculado obtido foi levado ao laboratório de Reprodução Animal para análise. No laboratório os alunos puderam assistir a monitora proceder com as análises enquanto a professora explicava passo a passo das etapas. Pode ser observado o volume e cor do ejaculado. Em seguida foi retirada uma amostra para determinação de motilidade massal, onde os alunos puderam observar com o auxílio de um monitor de vídeo o movimento de turbilhão gerado pelos espermatozoides. Uma segunda amostra foi utilizada para confecção de lâminas para observação de vigor e motilidade. Os alunos também receberam uma breve explicação de como é o funcionamento do maquinário utilizado, como é feita a confecção das lâminas e suas colorações além de outros detalhes sobre analise de sêmen. Durante o processo a professora reforçou pontos do tema abordado para melhor contextualização do conteúdo. Após a gravação, a aula foi disponibilizada aos alunos, para que assistissem e pudessem tirar suas duvidas sobre o conteúdo. Todas as dificuldades para execução dos procedimentos foram deixadas para que os discentes pudessem perceber como é a realidade da prática em campo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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