PRÁTICAS PANDÊMICAS: AULAS PRÁTICAS DE HISTOLOGIA ANIMAL NA PANDEMIA

Autores

  • Daniel Esses Nobre
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, todo o processo de ensino e, junto disso, as monitorias tiveram de ser realizadas em um formato remoto e online. Porém, com as liberações do Governo do Estado do Ceará, houve a realização de aulas práticas na disciplina Histologia Animal. Este relato aborda, então, reflexões de um monitor sobre a experiência de realização de aulas práticas nesse período. As aulas se deram em dois dias após o fim do semestre letivo, não havendo obrigatoriedade de comparecimento dos alunos. Isso, por si só, diminui a quantidade de alunos presentes, pois, mesmo que haja os sentimentos de medo e cuidado, há também o sentimento de “se não é obrigatório, não vou”. Durante o primeiro dia apareceram oito alunos, já no segundo dia apareceram três, o que pode estar relacionado com o sentimento citado anteriormente. Foram disponibilizados óculos de proteção, máscaras descartáveis e álcool em gel e foi respeitado o distanciamento social. Nas aulas, houve a visualização de lâminas histológicas em microscópios. Ao comparar com práticas sem pandemia, foi uma experiência diferente e não tão proveitosa, pois não poder se aproximar dos alunos e ajudá-los na observação das lâminas dificulta o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, percebi que muitos alunos não lembravam (ou não aprenderam) termos e conceitos mais básicos relacionados à disciplina, o que pode ser consequência do formato remoto, que permite ainda mais dispersão e falta de atenção dos discentes durante as aulas, pois, como professor, não tenho certeza se o aluno está ali ou se está prestando atenção no que está sendo explicado, já que não o vejo nem o escuto. Logo, se torna importante o aprimoramento do ensino remoto, seja por meio de vídeos gravados no laboratório, sites que remetam essa experiência ou utilização de fotomicrografias nas explicações, além de, quando possível, realizar aulas práticas para melhor aproveitamento e vivência dos alunos dentro da disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência