PRECIFICAÇÃO ALINHADA À ESTRUTURAÇÃO DE CUSTOS DE UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NO RAMO DE CONFEITARIA
Resumo
Diante do conturbado cenário econômico e político do Brasil os índices de desemprego dispararam, na tentativa de driblar a crise parte da população buscou trabalhar por conta própria como Microempreendedor Individual (MEI). Entretanto, a concorrência no mercado é bastante acirrada, uma vez que médias e grandes empresas possuem uma grande estrutura de gestão dos seus indicadores. O acesso rápido de informações e a rapidez das mudanças, torna o mercado mais competitivo, principalmente nesse segmento, porque não são bem estruturados, possuem menor gestão, tornando-os suscetíveis a variações no mercado. Além disso, os clientes são cada vez mais exigentes com qualidade dos produtos e com preço de venda, visto que o acesso a produtos substitutos está mais facilitado. Ademais, os preços devem ser estruturados de forma a cobrir gastos fixos e variáveis e gerar lucro para empresa. Diante disso, o estudo busca definir um método de formação de preço juntamente com análise da margem de contribuição de um microempreendedor individual do ramo de confeitaria. Com relação à metodologia, classifica-se o estudo quanto ao seu propósito como descritivo, quanto à natureza dos resultados como pesquisa aplicada e quanto à abordagem do problema como quantitativa. Por fim, conclui-se que, por meio da aplicação do método proposto, os objetivos definidos para este trabalho foram atingidos, foi possível determinar preços de venda baseado no método mark-up, além de gerar a margem de contribuição de cada produto e utilizá-la para tomada de decisão gerencial.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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