PREFERÊNCIA POR COMBINAÇÃO DE ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS PARA MAIOR APRENDIZADO DOS ALUNOS DE FARMACOLOGIA DA ODONTOLOGIA-UFC.

Autores

  • Karina Miranda Lieuthier
  • Karen Anne de Carvalho Mascarenhas
  • Kamila Said Zeferino
  • Noa Dutra Melo Rocha
  • Samia Jessica Silva Tavares
  • Vilma de Lima

Resumo

INTRODUÇÃO: O contexto pandêmico da Covid-19 desafiou docentes e discentes a se adaptarem a uma nova realidade de ensino e aprendizagem utilizando um modelo educacional remoto baseado em princípios da educação presencial mediada por tecnologias. OBJETIVO: Avaliar a acessibilidade à internet e o aprendizado dos discentes em relação às aulas teóricas virtuais síncronas e assíncronas na disciplina de Farmacologia para Odontologia (2020.1) da UFC-Fortaleza. METODOLOGIA: Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas desenvolvido na plataforma Google Forms, onde foi avaliado: o acesso à internet para assistirem às aulas e o aproveitamento em termos de aprendizagem. RESULTADOS: Dos 38 alunos matriculados, 31 responderam ao formulário. Destes, 71% assistiram às aulas remotas predominantemente em Fortaleza-CE, 16% no interior ou em outro estado e 13% dividiu-se em mais de um lugar durante esse período. Apenas 16% não experimentaram quaisquer dificuldades de acesso à internet, enquanto a maioria teve problemas (81%) ou muitas dificuldades de conexão (3%), o que pode explicar o porquê da maioria (71%) da turma combinou momentos síncronos e assíncronos de estudos, enquanto os demais utilizaram apenas uma das modalidades, síncrona (16%) ou assíncrona (13%). Por fim, quanto ao aproveitamento e aprendizagem dos conteúdos ministrados, a maioria dos discentes julgou seu desempenho ótimo (16%) e satisfatório (65%), entretanto 19% relataram prejuízos importantes. CONCLUSÃO: A combinação de aulas remotas síncronas e assíncronas foi a modalidade que melhor favoreceu o aprendizado da maioria da turma de farmacologia. Cerca de 1/5 dos alunos referiram prejuízo de aprendizagem, mas esta não foi necessariamente atrelada às dificuldades de acessibilidade à internet, mas não podendo se descartar as limitações das interações entre os alunos. APOIO: PID-UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência