PRINCIPAIS DESAFIOS E OBSTÁCULOS DO ENSINO À DISTÂNCIA ENFRENTADOS POR GRADUANDOS EM TEMPOS DE COVID-19: A EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DO QUINTO SEMESTRE DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Autores

  • Pedro Henrique Avelino Oliveira
  • Jézica de Sousa Assunção
  • Ramon Távora Viana
  • Renata Viana Brígido de Moura Jucá
  • Lidiane Andrea Oliveira Lima

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia de coronavírus (COVID-19) forçou os programas de graduação de ciências da saúde a implementarem a modalidade de ensino à distância (EAD) para fornecer conteúdo curricular básico. OBJETIVO: Identificar os facilitadores, desafios e obstáculos do EAD enfrentados por acadêmicos do 5º semestre matriculados no módulo de Clínica Fisioterapêutica em Neurologia e Psiquiatria (CFNP). METODOLOGIA: Os alunos do módulo foram convidados a responder um questionário do Google Forms sobre fatores facilitadores e obstáculos ao processo de ensino e aprendizagem pelo EAD. RESULTADOS: O questionário foi preenchido por 21 estudantes. Em relação aos desafios e obstáculos, 15 (71,4%) relataram que os fatores pessoais foram os que mais dificultaram o aprendizado, como a desmotivação, e 14 (66,7%) consideraram a baixa qualidade de internet como o fator ambiental que mais impactou negativamente no aprendizado. Como facilitadores, 16 (76,2%) relataram o apoio de amigos e parentes, 18 (85,7%) consideraram a modalidade de aula assíncrona e 12 (57,1%) atribuíram aos grupos de WhatsApp. Do total, 11 (52,4%) discordaram sobre estar satisfeito com o seu rendimento acadêmico e sobre sentir mais facilidade do que dificuldade em aprender com o EAD, 12 (57,1%) discordaram sobre o EAD ser melhor do que o ensino presencial, 6 (28,6%) discordaram sobre o EAD ser acessível e viável, 15 (71,4%) discordaram sobre o EAD poder substituir o ensino presencial, inclusive nos próximos 10 anos, mas 10 (47,6%) concordaram que o EAD é uma boa ferramenta complementar. CONCLUSÃO: A maioria dos alunos teve apoio de familiares e dos grupos de WhatsApp, o que facilitou o aprendizado. A falta de motivação e a baixa qualidade da internet foram considerados os principais desafios e obstáculos ao EAD. Esperamos que esses resultados possam contribuir para um maior entendimento do potencial desta modalidade na educação em saúde de estudantes de Fisioterapia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência