PROBLEM BASED LEARNING COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE OCLUSÃO

Autores

  • Maria Alice Vale de Lima
  • Rômulo Rocha Regis
  • Raniel Fernandes Peixoto
  • Lívia Maria Sales Pinto Fiamengui
  • Livia Maria Sales Pinto

Resumo

Devido a pandemia causada pelo COVID-19, as aulas teóricas foram alternadas para o ensino à distância com o auxílio de plataformas, como o Google Meet. Além disso, uma alternativa para estimular o processo de aprendizagem é o uso das metodologias ativas, como o Problem Based Learning (PBL), no qual o ensino é centralizado no aluno que busca conhecimento de forma ativa. Com isso, o objetivo desse trabalho é relatar o uso do PBL como método de aprendizagem à distância na Disciplina de Oclusão no Curso de Odontologia da UFC. Os alunos foram divididos em equipes e, por meio de casos clínicos documentados, foram expostos a situações problemas e estimulados a discutir a resolução em grupo por uma semana. Um encontro síncrono foi realizado no Google Meet, onde foi feita uma discussão aberta com toda a turma e orientada pelos professores. Dessa forma, um grupo apresentou a resolução do seu caso clínico e os demais compartilharam suas condutas. Logo após, foi aplicado um questionário para avaliar a experiência dos alunos. Como resultado, 59,1% dos alunos não acharam que o PBL foi prejudicado por ter sido aplicado de forma remota, realizando as discussões em grupo principalmente por videoconferência ou mensagens. Além disso, 90,9% responderam que o método foi capaz de aproximar conhecimentos práticos e teóricos, que foi possível pensar criticamente a resolução dos problemas e que a atividade conseguiu revisar os conteúdos ministrados, 100% considerou válida a experiência com o PBL. Portanto, é visto que a atividade, mesmo sendo aplicada à distância, permitiu o desenvolvimento de competências, como a busca de conhecimentos de forma proativa e a aquisição de habilidades para resolução de problemas em situações práticas. Dessa forma, a metodologia garante a autonomia aos alunos de graduação em eventuais situações que possam requerer o conhecimento aplicado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência