PROBLEMATIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM AO INÍCIO DA GRADUAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Bruna Damasceno Sa
  • Francisco Lucas Inácio da Silva
  • Mateus Andrade da Rocha Farias
  • Clelia Maria Nolasco Lopes

Resumo

A problematização é uma possibilidade de ensinar-aprender, com suporte em referencial teórico-metodológico que prioriza soluções para as situações-problema da realidade, com olhar para as potencialidades no sentido de sua transformação. Trata-se o presente relato da experiência vivenciada em uma disciplina da Saúde Coletiva, ao início da graduação em Saúde, com 36 estudantes e um grupo de 9 participantes da docência-monitoria. A disciplina assumiu a Educação Dialógica, com suporte na teoria freiriana, agrupando atividades em três movimentos: saúde e sociedade; educação e saúde; sistema de saúde do Brasil. Em cada movimento, no percurso da disciplina, se observou o ciclo dinâmico e interconectado do ensinar-aprender. No início, a oficina do saber ouvir e acolher, com a abordagem da realidade, a partir dos prévios saberes e práticas dos participantes, compartilhando-os, problematizando-os, vivenciando-os, com formulação de questões/temas geradores. Na continuidade, a oficina de buscas por outros saberes e práticas possíveis de incorporação ao processo. Seguiu-se a abertura ao momento da oficina para ação/reflexão, com sistematização dos resultados até então alcançados e construção de possibilidades de ação para a transformação da realidade. Os três movimentos foram realizados com resultados mais demarcados em “educação e saúde”, no qual os participantes desenvolveram de 32 planos de autocuidado e seis planos de cuidado com o outro (pacientes e grupos etários ou institucionais priorizados), no controle das doenças bucais mais prevalentes, a cárie e a doença periodontal, cuja operacionalização, ante os limites colocados com o trabalho no curso da pandemia COVID 19, se abriu à possibilidade de ser incorporado em projetos de intervenção, no médio prazo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência