PROCEDIMENTO DE DETERMINAÇÃO DA QUANTIDADE DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO EM ÁGUA PARA APLICAÇÃO NA PRÁTICA SOBRE “SOLUÇÕES”
Resumo
Inicialmente, foi identificado uma maior dificuldade por parte dos alunos em compreender os processos laboratoriais realizados em disciplinas práticas. Assim, buscando uma maior contextualização da aula sobre “Soluções”, sugere-se uma nova proposta de experimento que ajudará a otimizar a relação ensino-aprendizagem e trazer uma maior contextualização da aula teórica sobre Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) que corresponde à quantidade de oxigênio consumida por microrganismos presentes em uma certa amostra de efluente (como o esgoto doméstico e o industrial). Como esses microrganismos realizam a decomposição da matéria orgânica no meio aquático, saber a quantidade desse gás é uma forma efetiva de analisar o nível de poluição existente nesse meio. Com esse objetivo, desenvolveu-se um experimento pouco complexo e realizado a partir de materiais baratos e simples para se determinar a Concentração do Oxigênio Dissolvido (COD). Outrossim, existem diversos métodos e técnicas químicas para determinar essa quantidade de oxigênio, contudo exigem maiores gastos, o que dificulta ser realizado no âmbito acadêmico. O experimento consiste basicamente em adicionar três pedaços de palha de aço de aproximadamente 1,5 g cada, em garrafas PET juntamente com as amostras de água. O experimento é repetido três vezes para se ter ideia da precisão. Após 15 dias, filtra-se o sólido vermelho formado (ferrugem) com um papel de filtro previamente pesado. Após a secagem, o sistema (papel + ferrugem) à temperatura ambiente deve ser pesado e a massa de ferrugem determinada pela subtração da massa do papel filtro. Por meio da estequiometria da reação de formação da ferrugem, é possível calcular a COD na água das garrafas. Esse experimento permite observar de forma simples os conceitos teóricos sobre concentração do oxigênio dissolvido na água, estequiometria de reação e precisão do experimento. Logo, comprova-se a viabilidade da implementação dessa prática na disciplina de Química.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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