PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA DISCIPLINA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO PARA O MODELO REMOTO

Autores

  • Elias Cosme de Lacerda Filho
  • Igor Levi Teixeira Oliveira
  • Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu

Resumo

A Análise Experimental do Comportamento (AEC) é uma disciplina teórico-prática do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará e é ministrada no quarto semestre, abordando princípios básicos da teoria analítico-comportamental. Seu planejamento é composto por aulas teóricas e experimentos práticos realizados em ambientes controlados, em sessões no laboratório de informática por meio do jogo Portal 2. O presente trabalho tem como objetivo discutir a adaptação da disciplina para um modelo remoto, por conta da impossibilidade do ensino presencial causada pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Ao longo do semestre 2020.1, os temas da base teórica da disciplina foram divididos em módulos e estes, por sua vez, subdivididos em três blocos cada, sendo um de conteúdo, um de interação e um de avaliação. Já no módulo prático, foi proposto aos estudantes o manejo de variáveis referente a um princípio básico ensinado em sala de aula. Os alunos deveriam observar um comportamento cotidiano e registrar suas alterações em função da mudança de alguma variável ambiental. Para tanto, foi desenvolvido um roteiro da prática experimental, além de um modelo de relatório que foi utilizado como uma das avaliações da disciplina. Foi possível observar que, a disciplina teve todo o seu conteúdo teórico apresentado no decorrer do semestre, sendo 92% dela realizada de maneira assíncrona, visando a acessibilidade de todos os alunos da turma. A adaptação no módulo prático permitiu, de forma mais simplificada, que os alunos aprendessem o manejo de um dos princípios básicos do comportamento. Embora o modelo remoto limite o controle de variáveis próprio do ambiente do laboratório didático, foi possível observar que a adaptação feita na disciplina conseguiu se manter acessível e abordar todo o conteúdo proposto inicialmente em seu programa, com estratégias didáticas variadas na tentativa de facilitar a aprendizagem de conceitos indispensáveis para a Análise do Comportamento.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência