PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA DISCIPLINA DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO PARA MODELO REMOTO E INCLUSÃO DE ESTUDANTE PCD

Autores

  • Igor Levi Teixeira Oliveira
  • Elias Cosme de Lacerda Filho
  • Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu

Resumo

A disciplina de Análise Experimental do Comportamento é ofertada pelo Departamento de Psicologia, obrigatória aos estudantes do quarto semestre do curso de Psicologia, e possui caráter teórico e prático, com duração de 80h. Sua proposta é a de ensinar conceitos fundamentais referentes aos princípios básicos do comportamento, sob a ótica da teoria analítico-comportamental. Esta disciplina tem sua prática executada a partir da simulação de contextos construídos em ambiente virtual por meio do software Portal 2, um jogo presente na plataforma de jogos e softwares de simulação virtual Steam. Este trabalho tem por objetivo apresentar o processo de adaptação da disciplina e inclusão de estudante PcD (Pessoa com Deficiência) sem prejuízo à socialização e ao desempenho em relação aos outros estudantes. Assim, foram elaborados dez módulos referentes aos conteúdos, subdivididos em três blocos: conteúdo, interação e avaliação. O conteúdo foi disponibilizado online nas plataformas SIGAA e Google Classroom, inclusive as aulas, em caráter assíncrono e formato de podcast. A interação ocorreu via Google Classroom, no formato de fórum. As avaliações foram compostas por trabalhos com prazos de entrega semanais e um relatório final referente à prática. Para o relatório, os estudantes foram orientados a observar ou manipular variáveis em um contexto de emissão de comportamentos publicamente observáveis, descreverem em caráter teórico o princípio do comportamento escolhido para observação ou intervenção, descreverem a metodologia utilizada e quais resultados foram obtidos. Foi possível observar que a estudante PcD teve frequência de 90% nos blocos de interação, maior que a média de 72,28% da turma. Quanto ao seu desempenho, sua média final de 7,1 foi menor que a média de 7,99 da turma. O modelo de ensino remoto apresentou parâmetros passíveis de comparação, mas pouco significativos e ligeiramente abaixo dos números apresentados em semestres anteriores, referentes ao ensino presencial.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência