PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA PORTUGUESA NA UNIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
A formação do profissional docente é constituída de uma sólida base teórica e, sobretudo, de um conjunto de atividades que lhe permitam experienciar os atributos de seu futuro ofício. Com o propósito de partilhar o aprendizado adquirido em uma dessas atividades, o presente relatório se propõe a ser um recurso de consulta ou de inspiração destinado aos interessados em práticas pedagógicas. O Programa de Iniciação à Docência (PID) possibilita aos seus bolsistas o desenvolvimento de atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. Ao longo de nove meses, os participantes atuaram como mediadores entre alunos e professores de uma disciplina do ensino superior. Assim, neste relato, estão descritas as experiências particulares de um destes monitores, docente em formação, que acompanhou durante este período uma turma da disciplina de Literatura Portuguesa III, do Curso de Letras. O trabalho realizado consistia, essencialmente, numa consultoria aos estudantes, elucidando eventuais dúvidas sobre os conteúdos ministrados pelos professores, leituras dos textos ou atividades avaliativas da disciplina. A conclusão a que se chega ao término desta experiência é a de que é fundamental aliar teoria e prática na formação de profissionais em licenciatura. O ato de lecionar exige, além de uma boa fundamentação teórica, uma experiência prática do ensino. O enfoque deve estar em ambas as modalidades e o formando nessa área deve conduzir o próprio processo formativo de maneira a manter o equilíbrio entre as duas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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