PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS EM MEIOS DIGITAIS NO PERÍODO IMEDIATO À SUSPENSÃO DAS AULAS PELA PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
INTRODUÇÃO:A pandemia da Covid-19 fechou instituições de ensino em mais de 150 países. O Brasil declarou emergência em saúde pública em fevereiro. Em março, a UFC suspendeu atividades acadêmicas presenciais. Nesse contexto, professores e monitores do módulo de Processos Patológicos Gerais de Medicina da UFC valeram-se do uso de meios digitais. OBJETIVOS: Saber percepções dos estudantes sobre as aulas em meios digitais no período imediato à suspensão das atividades. METODOLOGIA: Enviado formulário online com nove questões aos oitenta estudantes da disciplina, com obtenção do consentimento livre e esclarecido. RESULTADOS: Responderam ao questionário 48 estudantes, onde 97,9% participaram de alguma atividade. Atividade síncrona de grupo tutorial e aula teórica teve maior adesão, ambas com 93,8%. Videoaula foi a menor participação com 56,3%. Em 16,7% concordaram que as atividades foram proveitosas e eficazes para o aprendizado, em 64,6% parcialmente e 14,6% discordaram parcialmente. Gostaram das aulas à distância 85,4%. Em 66,7% afirmaram ter aprendido pouco menos em relação ao presencial. O nível de atenção foi pouco menor para 52,1%. Utilização de aulas por meios digitais em algum componente da grade curricular após a pandemia foi favorável para 87,5%, onde 54,5% em atividades opcionais e 33,3% em atividades obrigatórias e extras. Ademais, 75% sugeriram o uso de atividades por meio digitais em outros módulos. Obstáculos mais relatados para a não participação em todas as atividades foi falta de motivação frente ao cenário da doença mundial, a dificuldade de acesso à internet e execução de atividades domésticas. CONCLUSÃO: Meios digitais contribuíram no ensino e aprendizado e poderiam ser usados no pós-pandemia em atividades pontuais na grade curricular. Redução da aprendizagem, atenção e obstáculos foi relevante e precisa ser considerado nas aulas digitais. Baixa adesão ao questionário foi talvez pelo estado psicológico e dificuldade de meios para participação.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.