PRODUÇÃO DE MATERIAL DE PESQUISA ATRAVÉS DE LIVES COM PROFISSIONAIS DAS ÁREAS DE RÍTMICA E DANÇA. UM RELATO DE DISCENTES SOBRE SUA RELEVÂNCIA.
Resumo
O atual contexto de pandemia da COVID-19 acarretou muitas mudanças em vários âmbitos da sociedade. No ambiente acadêmico isso não se fez diferente. Muitas adaptações foram necessárias a fim de dar continuidade às atividades formativas. Tal situação distanciou-nos de pessoas próximas, de nosso convívio diário. No entanto, através de mecanismos tecnológicos, proporcionou aproximação com pessoas distantes. A partir desta prerrogativa, o Prof. Dr. Marcos Campos, docente do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC, idealizou a produção de material de pesquisa através de lives com profissionais de Educação Física e Dança, abordando diversas temáticas. Limitar-nos-emos neste estudo aos materiais produzidos sobre as áreas de Rítmica e Dança - disciplinas presentes no projeto de monitoria. A pesquisa será de cunho qualitativo e visará analisar as impressões e colaborações de discentes das supracitadas disciplinas sobre o material de pesquisa produzido, seus conteúdos e a condução das conversas pelo professor como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Foram solicitadas resenhas críticas sobre lives que abordassem conteúdos pertinentes à disciplina cursada. Os monitores deram suporte aos alunos e às alunas produzindo materiais instrutivos sobre formatação e produção destas resenhas críticas, tendo em vista que estes e estas cursavam o primeiro e segundo semestres de Educação Física. As resenhas serão o material utilizado para análise. Como resultado, espera-se uma maior assimilação dos assuntos abordados durante as disciplinas por meio da conversa direta e troca de experiências com profissionais das áreas, que através de suas vivências e estudos compartilharam aplicações práticas de conceitos, falaram de seus respectivos ambientes de trabalho e da formação inicial de maneira geral; tendo sido esse o principal motivo de idealização e produção deste acervo de lives proporcionado pelo contexto pandêmico.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.