PRODUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO DE MIÔMEROS DE CORDADOS NÃO-VERTEBRADOS E VERTEBRADOS

Autores

  • Hellen Gomes Barboza
  • Alyne Costa Martins
  • Jonathas Freitas Torres
  • Robson Waldemar Ávila

Resumo

O filo Chordata sofreu, ao longo do tempo, várias modificações que geraram uma grande diversidade de animais na Terra. Essas modificações têm importância taxonômica e consequentemente são objetos de estudo da disciplina de Cordados. Algumas modificações, necessárias para o entendimento da disciplina, podem ser de difícil visualização ou mesmo não serem ofertadas nas práticas, portanto é necessário o uso de métodos auxiliares tanto para uma introdução àquela característica quanto para uma melhor fixação do conteúdo. Um desses métodos são os modelos didáticos que são úteis como instrumentos para a facilitação da aprendizagem, instigam a curiosidade do aluno, e, além disso, sua confecção pode ser feita com materiais de baixo custo. O presente modelo foi feito com biscuit, arame e um pedaço de madeira como suporte. É uma representação visual e tátil, dispondo de diferentes cores e relevos de forma que pessoas com deficiência visual também possam identificar cada parte do modelo, das diferenças entre os miômeros e sua organização em forma V em um cordado não-vertebrado (aqui representado por um anfioxo) e em forma de W em um cordado vertebrado (aqui representado por um peixe). Além da representação da organização, foi feito também exemplares individuais dos miômeros. O modelo será disponibilizado para os alunos dos semestres seguintes, visto a impossibilidade de aulas práticas presenciais devido a presente pandemia. Espera-se que a utilização do modelo seja uma ferramenta de grande proveito para a aprendizagem dos alunos da disciplina de Cordados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência