PROJETO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DAS DISCIPLINAS DESENVOLVIMENTO MOTOR E APRENDIZAGEM MOTORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Lara Almeida de Menezes
  • Marcela de Castro Ferracioli

Resumo

Trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é descrever a monitoria nas disciplinas de Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora durante o ano de 2020 com o ensino remoto. As disciplinas começaram, no início do ano, de maneira convencional, entretanto, no mês de março as aulas foram interrompidas em decorrência da pandemia do covid-19. Diante disso, o ensino tornou-se remoto e as disciplinas continuaram a ser ministradas no formato virtual. No decorrer do semestre foram encontradas diversas dificuldades, podendo-se citar o precário acesso a internet, o difícil contato com os alunos e os fatores psicológicos que acarretavam os discentes de maneira geral. Dessa forma, percebeu-se que muitos estudantes tinham problemas em acompanhar as aulas remotas e em realizar atividades dentro do prazo, devido à falta de acesso a internet ou pela falta de materiais tecnológicos, como o notebook. Assim, para contatar os alunos que não estavam se fazendo presentes de maneira virtual, a monitora entrava em contato via e-mail e/ou aplicativo de mensagens, obtendo, eventualmente, sucesso em auxiliar o aluno a cumprir as atividades e leituras propostas, além de relatar suas condições para a professora responsável, a fim de contribuir com a comunicação aluno-professor. Ademais, a monitora não possuía notebook no início do ano, fazendo-a acompanhar as aulas pelo celular, o que dificultava na participação da aula e na realização de suas atividades dentro da monitoria, além da oscilação com a internet, problemática comum no ensino remoto. Contudo, apesar da realidade não convencional e de desistências no decorrer do semestre, parte dos discentes e a monitora conseguiram aderir positivamente a disciplina, demonstrando interesse e participação ativa em relação à realização das atividades e aulas remotas, mesmo dentro de suas possibilidades.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência