PROJETO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO LÚDICA DE EDUCADORES

Autores

  • Maria Zelia Gomes Ribeiro
  • Danilo Alves Barroso
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo buscar e investigar as concepções e percepções sobre o ensino e a ludicidade dos alunos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará-UFC a partir da percepção da monitoria docente na disciplina Ludopedagogia. Ludicidade consiste na experiência interna de inteireza e plenitude por parte do sujeito que as vivencia. Buscou-se essa compreensão em Luckesi (2002), e entre outros autores; a ludicidade poderá se fazer presente em todas as fazes da vida, a depender da experiência deste que estiver presente e participante na atividade. Viu-se a necessidade de compreender como o monitor da disciplina construía com o docente e os alunos, conceitos que dessem conta na prática pedagógica da disciplina Ludopedagogia do curso de Pedagogia. As estratégias planejadas buscavam proporcionar um estado interno de bem-estar, alegria, plenitude, ao investir em autonomia, criatividade e saberes ludo-sensiveis nas atividades. O educador deve ter o propósito, a compreensão, dimensão e responsabilidade de proporcionar atividades capazes de gerar o estado lúdico, bem como alertá-los que o educador que atua na formação de outros, necessita cuidar, em primeiro lugar, de si mesmo. Assim como, necessita dominar os conteúdos de sua área profissional com habilidades, competências e atitudes próprias e sensíveis. Ao analisar o conceito individual dos educandos constatou-se que suas concepções seriam oriundas do senso comum e que foram sendo consolidadas e ampliadas ao longo da disciplina. Através das leituras textuais, trabalhos práticos e discussões, percebeu-se que há uma relação significativa entre a educação e a ludicidade. Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa com observação das aulas, leituras textuais. e discussões. Os referenciais teóricos: Luckesi (2002); Lopes (2014); Moraes (2014); Kishimoto (2011). Concluímos que os conceitos foram compreendidos pelos futuros educadores e que agora estão comprometidos com a ludicidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência