PROJETO DE PROTÓTIPOS TECNOLÓGICOS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

Autores

  • Livia Carneiro de Lima
  • Juliana Silva Arruda
  • Liliane Maria Ramalho de Castro E Silva

Resumo

O avanço da tecnologia fez com que o mercado de trabalho buscasse profissionais que dominassem esse tipo de conhecimento (ARRUDA et al, 2019). Para formar profissionais que possam atender as demandas da sociedade atual globalizada e digital, devem ser desenvolvidas novas metodologias para trazer contribuições para os processos de ensino e aprendizagem com o uso das tecnologias como recurso. O presente estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do projeto de protótipos tecnológicos para micro e pequenas empresas na disciplina de Administração Financeira do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará - UFC. A metodologia utilizada se estrutura a partir do uso das metodologias ativas, sendo ministrado um curso sobre prototipagem de sites e aplicativos, pelos alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais para discentes do Curso de Ciências Contábeis na disciplina de Administração Financeira. Este foi dividido em quatro etapas, onde foram apresentados conceitos de design, através da prática pelos alunos, finalizando com a produção de um recurso para micro e pequenas empresas. Como principais resultados, observou-se com o término da disciplina, que o uso de metodologias ativas foi uma forma eficiente de incorporar o uso da tecnologia na formação dos alunos do Curso de Ciências Contábeis. No decorrer do semestre, os alunos da disciplina de Administração Financeira, trabalharam de forma ativa, aplicando o conhecimento construído no desenvolvimento do projeto e obtiveram êxito ao entregar um protótipo de alta fidelidade, que solucionava os problemas apresentados pelas empresas. O uso de metodologias ativas pode ser aliado ao Curso de Ciências Contábeis através do conhecimento tecnológico como recurso, podem trazer contribuições para formação de contadores críticos, reflexivos e tomadores de decisões.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência