PROJETO “MONITORIA EM GESTÃO AMBIENTAL”: EXPERIÊNCIA DE ADAPTAÇÃO DA MONITORIA AO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Leonardo de Moura Barros
  • Fabio de Oliveira Matos

Resumo

As dificuldades/limitações oriundas da pandemia de COVID-19 e do isolamento social se apresentaram principalmente no processo de ensino-aprendizagem, destacando-se como principal obstáculo a adaptação de professores e estudantes na tentativa de dar continuidade a esse processo de modo remoto. Nesse contexto, o Projeto de Monitoria em Gestão Ambiental (PID202017343), sob orientação do Prof. Dr. Fábio de Oliveira Matos, destacou-se em alguns pontos e conseguiu alcançar resultados positivos. A disciplina de Gestão Integrada da Zona Costeira (GIZC), conduzida sob auxílio da monitoria do projeto, foi ofertada no total de duas (2) vezes: uma de forma virtual síncrona (via Google Meet) e a outra de modo assíncrono (via SIGAA). O uso de ferramentas digitais, como o SIGAA - para a anexação de materiais e informes - e o Google Meet - para a realização dos encontros online, foi essencial para conduzir a disciplina durante esse período atípico. Houveram reuniões de planejamento antes do início das atividades do componente curricular, a fim de discutir e selecionar as melhores alternativas para uma condução que fosse mais adequada às condições de acompanhamento pelos discentes matriculados. Tanto no formato síncrono (aulas virtuais em tempo real) como assíncrono (atividades a serem realizadas fora do tempo oficial da disciplina), foi acordado com as turmas que apenas as atividades assíncronas fossem avaliadas, de modo a permitir que os alunos com dificuldades de acesso à internet tivessem mais tempo de realizar os exercícios. Com base nos dados da disciplina, no total de 18 alunos originalmente matriculados, houve um total de 16 aprovações e apenas 2 pedidos de supressão da disciplina, indicando que o processo de adaptação ao ensino remoto foi bem sucedido. Além disso, como resultado principal da atuação da monitoria, foi elaborado e publicado no site ResearchGate um folheto de divulgação científica contendo uma síntese do conteúdo abordado na disciplina de GIZC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência