PROJETO TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA - O AUXÍLIO DO DISCENTE NA FEITURA DE PROJETOS DE TCC

Autores

  • Joyce Santiago da Silveira
  • Ricardo Jorge de Lucena Lucas

Resumo

A disciplina de Técnicas da Investigação Jornalística é ofertada no 6. semestre do Curso de Jornalismo da UFC. De caráter teórico-prático, o aluno opta por esta cadeira quando quer produzir um projeto experimental em detrimento de uma monografia como Trabalho de Conclusão de Curso. Na parte teórica da disciplina, o professor, juntamente com os monitores, busca trazer reflexões acerca dos tópicos presentes no projeto de pesquisa (produto final entregue pelos discentes ao final da cadeira), além de perguntas como "por que escolhi não fazer uma monografia?" e dinâmicas como o exercício dos mapas mentais, na qual o aluno recebe um papel A-4 do docente e tem 20 minutos para escrever tudo que vem à sua mente a respeito do seu provável objeto de pesquisa. É também apresentado aos estudantes matriculados na disciplina possibilidades de projetos experimentais, caso do livro-reportagem, documentário, especial multimídia, entre outros. Diante disso, este projeto procura destacar a importância do auxílio discente na feitura dos projetos de TCC, buscando mostrar como a experiência destes já terem cursado a disciplina anteriormente pode trazer benefícios para os estudantes matriculados. Dito isso, cabe destacar ainda que os monitores da disciplina têm como competências: 1) elaborar, com o professor, o plano da monitoria; 2) participar, com o professor, das tarefas didáticas, inclusive na programação de aulas e em trabalhos escolares; 3) ser participante da realização de trabalhos práticos e experimentais, na preparação do material didático e em atividades de classe e/ou laboratório; 4) participar das atividades do PID promovidas pela Pró-Reitoria de Graduação; 5) cumprir 12 horas semanais de atividades de monitoria, conforme horários preestabelecidos com o professor, sem prejuízo de suas atividades didáticas; 6) e conhecer os termos e as exigências da legislação vigente relativa à atividade de monitoria. Este ano, porém, houve um diferencial na disciplina: a pandemia de Covid-19.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência