PROPOSTA DE PRÁTICA VIRTUAL SOBRE DILATAÇÃO TÉRMICA DA DISCIPLINA DE FÍSICA EXPERIMENTAL PARA ENGENHARIA
Resumo
Devido à pandemia do coronavírus, e a decorrente impossibilidade de realizar as práticas de laboratório da disciplina de Física Experimental para Engenharia de forma presencial, buscou-se uma forma de adaptar o experimento de dilatação térmica ao ambiente virtual, de forma que fosse possível realizar o experimento laboratorial como ensino à distância. Utilizando o aplicativo matemático gratuito Geogebra, procurou-se simular o experimento realizado em laboratório de forma que os procedimentos fossem o mais semelhante possível a como seria em uma aula presencial. Na prática original, são utilizados tubos ocos metálicos colocados em um dilatômetro com relógio comparador, os quais são aquecidos com vapor de água até atingirem equilíbrio térmico. São medidos os comprimentos iniciais e finais da porção do tubo que foi aquecida, bem como a temperatura ambiente e a do vapor de água, para a determinação do coeficiente de dilatação dos materiais dos tubos. Na prática virtual, o aluno dispõe de uma interface gráfica com tubos dos mesmos materiais e aquecedor, que simulam o comportamento de dilatação do material quando aquecido. Para que seja possível a medição de forma semelhante ao originalmente proposto, o ambiente virtual também possui régua, relógio comparador e um indicador numérico da temperatura do tubo no decorrer do experimento. Além da simulação, a aula experimental virtual é complementada com vídeos indicados no roteiro da prática que tratam do comportamento de uma lâmina bimetálica. Os relatórios produzidos pelos alunos se mostraram totalmente equivalentes aos correspondentes aos no experimento real, mostrando que as atividades remotas utilizadas nesta prática consegue suprir satisfatoriamente a ausência da aula de laboratório presencial.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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