PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO DE AULA PRÁTICA SOBRE PLASTOS: AMILOPLASTOS EM CÉLULAS-GUARDA DE ESTÔMATOS

Autores

  • LetÍcia Borges Leite
  • Rafael Guimarães Gomes Silva
  • Marinetes Dantas de Aquino Nery

Resumo

Os estômatos são formados por um poro e pelas células-guarda, localizados na epiderme das folhas ou caule das plantas, e responsáveis por controlar a perda de água. Os cloroplastos das suas células-guarda possuem reservas de amido formando amiloplastos. O objetivo desse projeto é sugerir uma reformulação na prática laboratorial de plastos da disciplina de Biologia Celular, na qual os alunos observem no microscópio óptico os amiloplastos nos cloroplastos de estômatos. Nesse trabalho, preparou-se duas lâminas temporárias, uma montada com água destilada e a outra em lugol, com o epitélio abaxial do limbo para cada uma das duas espécies usadas: Ixora sp. L. (Rubiaceae) e Aglaonema commutatum Schott. (Araceae). As imagens dos campos microscópicos dessas lâminas aumentadas em 400 vezes foram utilizadas no questionário online – enviado para alunos que estão cursando Biologia Celular e ainda não tiveram a prática de plastos - sobre os amiloplastos presentes nos cloroplastos das células-guarda dos estômatos, bem como a morfologia do estômato e o interesse do aluno em realizar uma atividade prática sobre o tema. Dos 11 alunos que responderam ao questionário 81,8% não sabia que os cloroplastos possuem reservas de amido; 72,7% não sabia que o lugol é a substância utilizada para identificar o amido e não identificou em quais imagens era possível afirmar que há amido nos cloroplastos. 18,2% dos alunos identificou a diferença entre as densidades de amiloplastos nas espécies e 54,5% notou as diferenças morfológicas. 90,9% respondeu que gostaria de ter uma aula prática sobre o tema. A partir desses dados, propõe-se uma reformulação da aula prática de plastos para as turmas de Biologia Celular ofertadas pelo Departamento de Biologia da UFC. Nessa aula, a turma irá preparar as lâminas, em seguida observá-las no microscópio, desenhar os campos visualizados e tomar nota das características nos amiloplastos e da morfologia os estômatos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência