PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: LIMITES E POTENCIALIDADES NA MONITORIA

Autores

  • Camila de Freitas Costa
  • Gabriel da Silva Pereira
  • Lucianne Pereira da Silva
  • Renan Braga Alves
  • Nara Maria Forte Diogo Rocha

Resumo

Com o retorno remoto das atividades do semestre 2020.1, as disciplinas, que anteriormente tinham o caráter presencial, tiveram que ser adaptadas, exigindo não apenas dos professores, mas também dos monitores, rearranjos na condução das mesmas. Com isso, o presente trabalho tem por objetivo identificar os limites e as potencialidades da monitoria em tempos de ensino remoto. A disciplina a qual este trabalho se propõe abordar, de nome "Psicologia do Desenvolvimento I", é ofertada no segundo semestre do curso de graduação em Psicologia na modalidade obrigatória, sendo o primeiro contato dos alunos com as temáticas relativas ao desenvolvimento humano. Foram priorizados encontros assíncronos para toda a carga horária semanal, havendo encontros síncronos apenas para tirar possíveis dúvidas do conteúdo. As avaliações se deram de modo processual, utilizando uma página na web, chamada Padlet, que se assemelha a um mural virtual e que possibilitou a exposição de textos, vídeos e imagens, além da interação entre os alunos. Os monitores identificaram que a utilização das plataformas digitais proporcionou trocas de aprendizados e de interesses por meio do Padlet; o mural virtual serviu como meio de consulta a conteúdos vistos na disciplina, bem como poderá ser revisitado pela turma ao longo da graduação. Foram identificados também os limites da disciplina, como a dificuldade na formação de um vínculo com a turma e a diminuição de momentos de discussão em sala de aula. Para avaliação da experiência da monitoria, os monitores escolheram uma metodologia quantitativa através da utilização de um formulário, com perguntas nos padrões de uma escala likert. Como resultados, pôde-se pontuar que apenas dois alunos realizaram a supressão da matrícula; a média das notas variou entre 9 e 10; e, das 27 respostas ao formulário, 88,9 % concordaram que os monitores foram presentes ao longo do semestre e estabeleceram um canal de comunicação clara e efetiva entre a turma e as professoras.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência