REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE MONITORIA DE EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA DURANTE A PANDEMIA: DESAFIOS E APRENDIZADOS DURANTE O PERÍODO DE AULAS REMOTAS.

Autores

  • Thabta Aparecida Marques da Silva
  • Zulene Evangelista da Costa Brasil
  • Camila Silveira Marques
  • Eduarda Sousa Machado
  • Ana Beatriz Graca Duarte

Resumo

A monitoria é um tipo de atividade extracurricular, que visa contribuir para melhoria da qualidade do ensino. Diante disso, devido à pandemia, a execução dessa atividade apresentou desafios a serem superados e também novos aprendizados. Objetiva-se relatar a experiência da prática de monitoria durante a pandemia de Covid-19, bem como refletir sobre os aprendizados alcançados e sobre os desafios enfrentados pelos monitores de Embriologia e Histologia durante as aulas remotas. Trata-se de um estudo descritivo, realizado a partir da aplicação de duas perguntas subjetivas, por meio de uma plataforma online, aos monitores, sobre suas vivências durante a monitoria no período da pandemia. Ao final, 8 monitores responderam as perguntas. Como resultado, 100% dos monitores afirmaram que a realização da atividade de monitoria, nesse período, foi bastante desafiadora, já que a necessidade de adaptação a novas formas de aprender e de ensinar e a menor adesão dos alunos a atividades online foram consideradas desafios por eles. Contudo, 62,5% citaram que a oportunidade de conhecer outras plataformas de ensino, como Google Meet, Socrative e Google Classroom, e a superação na elaboração e execução de atividades remotas, como aulas de fixação de conteúdo, flashcards, pré-testes e pós-testes online, sobre os conteúdos ensinados, foram aprendizados alcançados por eles. Além disso, 50% dos monitores, citaram que receberam feedbacks positivos dados pelos alunos, o que revela que as atividades da monitoria possibilitaram um maior estímulo ao estudo dos conteúdos, mesmo no período da pandemia. Por fim, 100% concordam que as plataformas online podem ser úteis mesmo após a pandemia. Conclui-se que a monitoria foi uma atividade de grande importância para o âmbito acadêmico, mesmo durante as aulas remotas, por facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Ademais, as atividades executadas online podem ser utilizadas como ajuda ao ensino, mesmo após a pandemia, devido sua boa eficácia

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência