REDUÇÃO DO FEEDBACK NO ENSINO MÉDICO DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Ygor Alexander Lozer Maciel
  • Francisco Túlio Amorim
  • Gabriel Braga Luz
  • John Christ Costa de Carvalho
  • Paulo Rodrigues Nunes Neto

Resumo

INTRODUÇÃO: O processo do ensino pautado no binômio aluno-professor é expresso de maneira mais factível através do feedback, definido como uma informação que o aluno recebe sobre o seu desempenho no intuito de melhorar a sua performance. Através deste, é possível oferecer uma análise personalizada do rendimento acadêmico, possibilitando um diálogo em prol de um objetivo em comum. Assim, é importante observar qual o impacto que o ensino remoto acarretará nessa relação nos próximos anos. OBJETIVO: Comparar a proporção da realização de feedback após provas no curso de medicina da UFC antes e depois da suspensão das atividades presenciais na instituição. METODOLOGIA: Estudantes de medicina do primeiro ao oitavo semestre (S1 ao S8) foram convidados a responder anonimamente a questionário online sobre mudanças no ensino relacionadas à pandemia. Aos que realizaram prova, perguntou-se acerca da proporção de disciplinas que realizaram feedback após a prova nos semestres letivos 2019.2 e 2020.1. RESULTADO: De um total de 55 participantes que tiveram aulas remotamente, 30(54,5%) responderam que tiveram pelo menos uma avaliação mediada pela internet. Verificou-se que no semestre 2020.1, 10% tiveram feedback após prova em 50% ou mais das disciplinas (N=3) e 36,7% (N=11) não tiveram de modo algum. No semestre 2019.2, 33,3% (N=10) vivenciaram feedback em 50% ou mais das disciplinas e não houve em 10% (N=3). CONCLUSÃO: Os dados sugerem que houve um decréscimo da proporção de feedback após a implantação de avaliações online. Discutir e esclarecer os itens de avaliação com as turmas era prática minoritária antes da pandemia e se tornou mais ainda em 2020.1. Esse resultado serve como alerta aos professores para que haja aperfeiçoamento didático diante da continuidade do ensino remoto na UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência