REFLEXÕES EMERGENTES SOBRE JUSTIÇA SOCIAL POR MEIO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

  • Iury Crislano de Castro Silva
  • Breno José Mascarenhas Sa de Flor
  • Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venâncio
  • Luciana Venancio

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência por meio do Programa de Iniciação à Docência (PID) da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde foram construídos diálogos em turmas de Licenciatura em Educação Física sobre temáticas atreladas a justiça social que emergiram durante o planejamento das aulas. O objetivo do trabalho é relatar a experiência do PID nas aulas de Licenciatura em Educação Física sobre o percurso que foi desenvolvido a partir da elaboração dos conteúdos. Percurso Metodológico: Em meio a uma pandemia do COVID-19 com isolamento social, as aulas aconteceram de forma remota, com encontros síncronos e atividades assíncronas durante dez semanas, dentro desse percurso surgiu a proposta dos professorəs responsáveis pelas disciplinas para a explanação dos temas relacionados a justiça social (justiça social/(in)equidade, racismo, lugar de falar/escuta sensível e criticidade/reflexão) em que os monitorəs escolheriam uma dessas temáticas e realizassem uma apresentação nas aulas de didática e estágio supervisionado. A partir disso, cada monitər realizou pesquisas para o aprofundamento das temáticas e a elaboração de ferramentas que auxiliassem a explanação dos temas nas aulas. As intervenções tiveram duração de dez minutos, sendo desenvolvidas em forma de apresentação audiovisual e interativa na plataforma google meet, por meio de slides que continham informações básicas e com vídeos de situações que envolviam acontecimentos relacionados a proposta. Ao final, əs estudantəs tinham a oportunidade de questionar e/ou refletir sobre o assunto abordado. Considerações Finais: Percebemos a relevância de falar sobre esses temas dentro do contexto acadêmico no sentindo de fortalecer a discussão de assuntos que permeiam a sociedade, ainda evidenciando que é possível unir a Educação Física com as temáticas que envolvem a justiça social.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência