REFLEXÕES SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DO MONITOR NO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Lucas de Vasconcelos Mendonca
  • Livia Gomes Viana-Meireles
  • Livia Gomes Viana Meireles

Resumo

O monitor tem como atribuições elaborar, auxiliar, contribuir e participar de diversas atividades propostas no âmbito acadêmico, sejam elas avaliativas, práticas, experimentais ou didáticas. Entretanto, em virtude da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, essas funções precisaram ser ressignificadas. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a vivência de um monitor do programa de iniciação à docência da Universidade Federal do Ceará-UFC a fim de compreender as atribuições dele em tempos de ensino remoto. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo na modalidade de relato de experiência. As aulas nesse formato ocorreram por meio de plataformas digitais, mídias sociais ou videoaulas, revelando-se como uma estratégia para continuar e manter o período letivo de forma efetiva. Tanto os professores como seus respectivos monitores tiveram que se adequar rapidamente ao novo meio de ensino, que demonstrou ter inúmeros benefícios, mas também uma série de dificuldades tais como o acesso à internet, situação socioeconômica e emocional dos alunos. Parte das atribuições básicas foram dificultadas pelo distanciamento, pois elaborar e auxiliar a professora-orientadora e ajudar os alunos da disciplina tornou-se mais complicado devido às demandas que surgiram no "home office". Contudo, com as mudanças para as aulas remotas o monitor efetivou as seguintes atividade: 1. Ficou responsável por comunicar-se com as diferentes turmas pelas redes sociais, facilitando a comunicação entre professor e aluno; 2. Organizou videos e textos para facilitar o acesso ao conteúdo; 3. Junto com a professora, elaborou atividades online fazendo uso dos formulários no Google docs e outros recursos didáticos virtuais. Conclui-se que esse momento foi desafiador para todos, as dificuldades e demandas tornaram as atribuições mais difíceis, exigindo que o monitor se reinventasse para realizar o que lhe era proposto, mas foram realizadas de forma adequada e bem avaliada pela professora e alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência