REFLEXÕES SOBRE DISCIPLINA DE ORÇAMENTAÇÃO E BIM NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Resumo
Os processos tradicionais de orçamento para projeto possuem pouca expressividade na formação dos arquitetos, o que resulta em dificuldades quando se impõem limites financeiros. Tal desconhecimento da influência que as decisões projetuais possuem nas variáveis do custo total de uma obra, e a possibilidade de prever problemas que acabam sendo verificados apenas após a execução, podem levar a perdas de qualidade. Nesse contexto, a disciplina optativa de Tópicos Avançados de Tecnologia da Edificação (TATE) buscou suprir a demanda de conteúdo sobre orçamentação e custo ao tratar do tema e ainda integrá-lo à modelagem da informação da construção (BIM). A oferta teve início no semestre de 2020.1 de forma presencial, mas precisou se adaptar ao modelo de ensino remoto em decorrência da pandemia da COVID-19. Logo, este trabalho tem como objetivo apresentar a proposta da nova disciplina optativa e seus resultados, considerando-se ainda estratégias adotadas para o ensino remoto. Para tanto, foram utilizados os registros realizados ao longo do planejamento e da aplicação da disciplina, além da análise dos trabalhos, discussões junto à turma e aplicação de questionários. O formato da disciplina somou aulas expositivas a atividades práticas, através do desenvolvimento de projetos de habitação de interesse social pelos estudantes, onde cada equipe deveria realizar extração de quantitativos e cálculo de custo com auxílio do modelo BIM. Em paralelo à concepção do projeto, também se fomentou a reflexão sobre uma “consciência construtiva”, atentando os alunos para aspectos relacionados à construtibilidade, aplicabilidade, performance e economia dos sistemas construtivos/materiais. Dessa forma, obteve-se uma grande variedade de resultados entre os projetos realizados e, através da discussão coletiva e dos resultados do questionário, foi possível compreender o impacto das diferentes escolhas projetuais no custo e qualidade da obra e sua importância para a formação em arquitetura.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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