REFORMULAÇÃO DAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO E ELETROTÉCNICA PARA O ENSINO À DISTÂNCIA

Autores

  • AndrÉ Fellipe de Souza Cavalcante
  • Bruno Wendell Bandeira de Sousa
  • Gabriel de Sousa Nobre
  • Raphael Amaral da Camara

Resumo

INTRODUÇÃO: As práticas de laboratório das disciplinas TH0169 - Instrumentação, Medidas e Instalações Elétricas e TH0231 - Laboratório de Eletrotécnica, antes da pandemia, eram presenciais e realizadas em laboratório, com o apoio tanto dos monitores quanto do professor. No entanto, como as aulas deixaram de ser presenciais e passaram a ser à distância, foi necessária uma reformulação das práticas de ambas as disciplinas, com o intuito de impedir ao máximo que algum aluno seja prejudicado. OBJETIVOS: Reformular as práticas para que possam ser realizadas online e substituir as aulas presenciais em laboratório por simuladores que podem ser utilizados no celular e/ou em um computador. METODOLOGIA: Criar uma aula prática extra, sendo esta utilizada para explicar o uso de simuladores que o aluno pode escolher. Após a elaboração dessa prática, as práticas antes realizadas em laboratório devem ser reformuladas, a fim de torná-las realizáveis via simulação. RESULTADOS: Foi criada uma prática, sendo esta a primeira prática da disciplina, com o intuito de explicar o passo-a-passo do uso dos simuladores Electric Circuit Studio e Multisim Live, para celular e computador, respectivamente. As demais práticas, anteriormente feitas em laboratório de forma presencial, foram reformuladas, a fim de torná-las realizáveis com o uso dos simuladores citados acima. CONCLUSÃO: Os objetivos foram alcançados, com as práticas antes realizadas apenas presencialmente agora podendo ser cumpridas online, via simulação. Além disso, a prática extra permitiu que o aluno de uma das disciplinas de laboratório tivesse um domínio muito maior do simulador adotado pelo mesmo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência