RELATO DA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA EM SAÚDE COLETIVA II NO ANO DE 2020

Autores

  • Carolina Castro e Veras
  • Cinthia Mendonca Cavalcante

Resumo

O seguinte relato trata da experiência de monitoria no ano de 2020, o qual foi marcado pela pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, trata-se da iniciação à docência pela cadeira de Saúde Coletiva II, atual componente obrigatório da grade curricular do curso de Psicologia na Universidade Federal do Ceará. A referida disciplina aborda as interfaces entre Saúde Mental e Saúde Coletiva sob o ponto de vista das Psicologias, visando a proporcionar o contato do corpo discente com essas temáticas nas modalidades teóricas e práticas. No entanto, dado o cenário imposto em 2020, novas ferramentas de ensino foram elaboradas, tais como monitorias online, dinâmicas grupais mediadas por aplicativos, avaliações e aulas via Google Meet, entre outros artifícios. Além disso, investiu-se na utilização de áudios, vídeos, textos em pdf e esquemas ilustrativos, de modo a apostar na diversificação dos meios de ensino para a facilitação do processo de aprendizagem dado o distanciamento social e as nefastas consequências de uma pandemia na vida de estudantes e professores. Assim, alguns desafios foram relatados pelos alunos, como o excesso a extensa carga textual e teórica da disciplina e a dificuldade de acesso de parte dos alunos aos meios digitais. Quanto à vinculação professora-monitora, foi imprescindível um diálogo próximo e frequente ao longo do semestre que se passou e em continuidade no atual, de modo que as falas dos alunos pudessem ser ouvidas e transformadas em mudanças para o planejamento do ano de 2021. Por fim, avalia-se o semestre como proveitoso dado o contexto, mas não é possível considerar que essa modalidade de ensino acontece sem perdas para ambos atores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência