RELATO DE EXPERIÊNCIA - MONITORIA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA EM MEIO A PANDEMIA DE COVID 19

Autores

  • Brunno Alexander Oliveira
  • Jose Juvenal Linhares

Resumo

Objetivo: A monitoria de GO, constituída em sua maioria por aulas práticas, tinha como objetivo auxiliar na sedimentação dos conteúdos teóricos por meio de atividades envolvendo situações cotidianas desta área da Medicina. Portanto, este artigo busca mostrar, sob a ótica de um monitor de tal disciplina da UFC – Sobral, como a Pandemia do Covid-19 no ano de 2020 influenciou na transmissão de conhecimento e na realização de atividades práticas. Método: O autor pretende expor o déficit de conhecimento prático evidenciado durante a pandemia pelas restrições de proximidade, visto que muitas das atividades propostas necessitam de contato físico com pacientes para aplicação da teoria e sedimentação adequada da propedêutica médica. Na busca de atenuar essa carência, foram realizadas aulas práticas com bonecos e em grupos menores de alunos, além do retorno de algumas atividades práticas diretamente com pacientes de acordo com os protocolos de abertura do Ministério da Saúde Resultado: É importante ponderar o déficit causado pela pandemia do Covid-19 no aprendizado prático da Semiologia ginecológica e obstétrica, tendo em vista as limitações exigidas neste período. Tal déficit pode ter sido amenizado pela realização de atividades práticas que não envolviam diretamente pacientes, bem como pela possibilidade do retorno às aulas em regime hospitalar, embora com grupo de alunos reduzidos. Conclusão: Portanto, é notório que a monitoria de GO foi prejudicada pela Pandemia, visto que é constituída, em sua maioria, de atividades práticas e de contato com pacientes, a fim de sedimentar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Entretanto, vale ressaltar que, durante esse período, por esforços de monitores e alunos, tais obstáculos foram parcialmente ultrapassados por meio do uso de tecnologias, atividades presenciais com peças anatômicas virtuais, mesmo com número reduzido de aluno.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência