RELATO DE EXPERIÊNCIA - O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVANDO O ENTENDIMENTO DO EXAME DA ELETROFORESE DE PROTEÍNAS

Autores

  • Anderson Dantas Costa
  • José Walter Brilhante Junior
  • Mateus Edson da Silva
  • Ana Beatriz Nogueira Lima
  • Maria Goretti Rodrigues de Queiroz
  • Tiago Lima Sampaio

Resumo

A disciplina de Bioquímica Clínica II, no Curso de Farmácia, tem como principal objetivo apresentar as metodologias envolvidas na realização dos exames laboratoriais, ratificando os procedimentos, equipamentos, garantia da qualidade, interpretação e orientação ao paciente. Dentre os exames discutidos na disciplina, o exame da eletroforese de proteínas é utilizado para separar e quantificar frações de proteínas encontradas no soro. Alterações dessas frações auxiliam no diagnóstico e acompanhamento de doenças como infecções, deficiências renais e hepáticas, imunossupressão e, principalmente, as gamopatias. O alto custo e o tempo dispensado para a realização desse exame dificultam sua aplicação em aulas práticas. Deste modo, o objetivo deste trabalho é apresentar uma estratégia de ensino-aprendizado sobre a realização e interpretação laboratorial da eletroforese de proteínas através de metodologias ativas. Os monitores realizaram uma demonstração, na qual foram apresentados os equipamentos utilizados, reagentes e função, tipo de amostras, fluxo de trabalho e liberação de laudos. A partir disso, foi realizada uma atividade demonstrativa, na qual os alunos foram divididos em duplas que receberam um resultado impresso composto por histogramas eletroforéticos de diversas doenças e dosagem de proteínas totais nas respectivas amostras. Os alunos realizaram o cálculo das concentrações de proteínas de cada uma das bandas eletroforéticas, bem como do percentual em relação à dosagem de proteínas totais e, em seguida, realizaram a identificação dos histogramas correspondentes para cada doença, seguida por apresentação das conclusões para toda a turma. A aplicação da metodologia demonstrou que os alunos foram capazes de relacionar o histograma com cada doença. Concluindo que a aplicação da metodologia ativa é uma alternativa de baixo custo que pode auxiliar no aprendizado dos alunos acerca da interpretação laboratorial do exame de eletroforese de proteínas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência