RELATO DE EXPERIÊNCIA - SUCESSO DE MÉTODO DE ENSINO DESTINADO À DIFERENCIAÇÃO DE REAÇÕES CINÉTICAS E DE PONTO FINAL EM DETERMINAÇÕES BIOQUÍMICAS
Resumo
O diagnóstico bioquímico laboratorial é realizado através de reações que analisam a presença de substratos, enzimas, ou produtos do metabolismo em amostras do paciente. Reações de ponto final são realizadas em tempo suficiente para que todo substrato seja convertido em produto. Já nas reações cinéticas, o acompanhamento da formação de produtos acontece durante a reação em processo, avaliando a taxa de consumo de substrato e, consequentemente, formação de produto em função do tempo em condições controladas de temperatura, pH e concentração de substratos. O entendimento desses conceitos é importante no ramo da enzimologia clínica, pois é possível que dois ou mais pacientes possuam a mesma concentração de uma determinada enzima no soro, porém com estas enzimas atuando em velocidades, ou atividades, diferentes, sendo essas diferenças determinadas por reações cinéticas. Objetivando promover o entendimento das reações cinéticas e a diferenciação do conceito de reação de ponto final, foi realizada uma atividade em aula prática, utilizando a determinação da atividade da enzima sérica Lactato Desidrogenase (LDH). Os alunos realizaram as determinações em 1) condições padrão (37 ºC; pH 7,0; e concentração padronizada dos reagentes); 2) com a amostra de soro diluída, demonstrando a redução da concentração de LDH; 3) com o reagente contendo o substrato enzimático (piruvato) diluído; 4) nas temperaturas de 25 e 30 ºC; e 5) em pH ácido (5,0) e alcalino (9,0). Ao fim, a taxa de formação do produto foi determinada espectrofotometricamente nos tempos de 60, 80, 100 e 120 segundos e plotada em gráfico construído em papel milimetrado com auxílio dos monitores, demonstrando que esses fatores precisam ser respeitados para garantir a qualidade na realização do exame bioquímico laboratorial, prevenindo interpretações equivocadas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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