RELATO DE EXPERIÊNCIA - USO DE METODOLOGIAS ATIVAS ONLINE PARA O ESTUDO DOS ELEMENTOS DO SUMÁRIO DE URINA.

Autores

  • Jose Walter Brilhante Junior
  • Mateus Edson da Silva
  • Mac Dionys Rodrigues da Costa
  • Maria Goretti Rodrigues de Queiroz
  • Tiago Lima Sampaio

Resumo

Dentre os diversos exames laboratoriais estudados no curso de Farmácia, um dos mais importantes é o Sumário de Urina, devido seu baixo custo, elevado poder preditivo positivo e importância na rotina do profissional farmacêutico, seja na análise laboratorial ou no pensamento clínico. Nesse sentido, com o objetivo de exercitar o conhecimento dos alunos acerca da realização e interpretação dos resultados de exames de urina, foi utilizada uma metodologia ativa online baseada na técnica de gamificação, na qual foram apresentadas lâminas microscópicas que possuíam Cristais (condição clínica muito comum em exames de urina alterados), microrganismos e células e outros elementos da urina que o profissional deve identificar ao microscópio. Os bolsistas de iniciação à docência construíram um jogo virtual, baseado nos programas do pacote Microsoft office, no qual o aluno escolhia um número e indicava outro estudante e este teria que observar a lâmina correspondente ao número e interpretar a condição clínica. Este repetia o mesmo processo de indicação de um aluno e um número e assim, sucessivamente; diante disso, os alunos precisavam recordar e associar a imagem vista na lâmina com a interpretação laboratorial, a fim de descrevê-la no laudo. Após essa dinâmica, os alunos conseguiram praticar a experiência adquirida na disciplina de uma forma lúdica e descontraída pelo teor de jogabilidade da metodologia. Além disso, os alunos se ajudavam para responder às questões e, em caso de erro ou dúvidas, o professor ou os monitores intervinham para explicar, de forma a valorizar o erro do aluno e não o constranger. Portanto, conclui-se que tal metodologia ativa contribuiu de forma significativa com o aprendizado dos alunos da disciplina, principalmente em condições de ensino remoto, corroborando para o uso cada vez mais presentes de atividades onde o aluno seja o protagonista e onde o aluno tenha uma vivência mais dinâmica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência